Breve história dos fantoches

Páginas: 3 (638 palavras) Publicado: 22 de março de 2012
BREVE HISTÓRIA DOS FANTOCHES

O Fantoche é tão antigo como as civilizações e em todas tem desempenhado papeis, ou os seus papeis.  

Na sua origem o espectáculo de fantoches esteve unido com asmanifestações animistas das sociedades primitivas, e tal como as máscaras com as quais se aparentam foram na sua origem objectos sagrados, personagens que eram intermediários entre essas sociedadesprimitivas e os seus deuses.  

Nas cerimónias dos rituais de magia animista, dispunham de uma força que chegava a amparar os homens, tal era a importância que se lhes atribuía.  Era o fantoche ou amáscara que conferia poder  divino ao personagem.  Eram pois, hieráticos, proféticos, iniciadores, conjuradores, servindo todas as formas de uma dramaturgia simbólica.  

Neste caso a suamanipulação estava reservada somente aos iniciados que iriam proceder à cerimónia.   Por exemplo:   As marionetas Hopi do Arisona, simbolizavam as filhas do “Deus Mais”, e estavam encarregues de obter afertilização da terra pelo céu, com a ajuda dos Deuses do ar. 

O importante é que a boneca acompanhasse o acto desejado.   Pensa-se que as marionetas apareceram ligadas ou que eram descendentes daestatuária animada Egípcia, que serviram sociedades arcaicas e se integraram nas Maios elaboradas liturgias cristãs da Idade Média.  

Na antiguidade clássica, os fantoches encontravam-se no interiordos templos, em tamanho grande, e participavam nas festas processionais de iniciação.   Já no Século VII, o concilio Quinisexto, tomou posição contra a representação de Cristo e os Santos passaram aaparecer com feições humanas o que não tinha ainda acontecido.  

Esta escolha de uma estatuária antropomórfica é sem dúvida determinante no desenvolvimento dos fantoches figurativos e imitativos doshomens passando a marcar até aos nossos dias o estilo, a técnica dos espectáculos de bonecos.  

Muito se passou sobre a sua história e através de reforços e concílios e de exibições em vários...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia com fantoches
  • Uma breve historia
  • Breve historia
  • Contação de histórias trabalhando com fantoches
  • breve historia
  • Breve Historia
  • Breve Historia
  • Breve História direito Penal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!