Breve história da tabela periódica

Páginas: 6 (1463 palavras) Publicado: 12 de maio de 2013
Breve história da tabela periódica


Índice
* Introdução;
* A razão pela qual denomina-se por tabela periódica;
* Os cientistas que modificaram a tabela periódica;
* Tabela periódica atual
Introdução
Neste trabalho pretendemos abordar e conhecer melhor a tabela periódica e a sua história, tal como os cientistas que a estudaram.
* A razão pela qual denomina-se por tabelaperiódica (Rafa Matos)
A Tabela Periódica surgiu devido à descoberta de elementos químicos e suas propriedades de maneira a organiza-los reunindo o máximo de informações sobre os mesmos da forma mais simples para serem consultadas.
Com a Tabela Periódica podemos analisar uma série de propriedades de cada elemento.
O nome "Tabela Periódica” deve-se à periodicidade, isto é, a repetição depropriedades, de intervalos em intervalos.
O trabalho de classificação de periódica dos elementos foi sistematizado por Mendeleev, ao afirmar que ‘as propriedades dos elementos não são arbitrárias; dependem da estrutura do átomo e variam com a massa atómica de um modo regular e periódico’.
* Os cientistas que modificaram a tabela periódica
Na antiguidade, eram já conhecidos alguns elementos,como o ouro, a prata, o cobre, o ferro, o carbono, o chumbo.
Os alquimistas tinham como objetivo principal o fabrico da pedra filosofal, substância capaz de transformar em ouro qualquer matéria com a qual entrasse em contacto. Muitas vezes, acidentalmente os alquimistas acabavam por descobrir novos elementos e processos úteis à vida prática, tais como o arsénio, o antimónio e o fósforo, adestilação e a sublimação.
 

Henning Brand
Em 1669, o alquimista alemão, Henning Brand, quando procurava descobrir a pedra filosofal, conseguiu obter fósforo através da destilação da urina. Este é o primeiro elemento do qual existem registos históricos da sua descoberta. A partir desta data, muitos outros elementos químicos foram descobertos.
Antoine Lavoisier
O primeiro cientista adestacar-se na tentativa de organização dos elementos foi Antoine Lavoisier, em 1789. Agrupou cerca de 30 elementos já conhecidos de acordo com as suas propriedades.
Antoine Laurent de Lavoisier foi um químico francês, nascido a 26 de Agosto de 1743 em Paris e faleceu a 8 de Maio de 1794, Lavoisier é considerado o pai da química. Dedicou toda a sua vida ao estudo da matemática, astronomia, Química eFísica.
Johann Dobereiner
Por volta de 1817 Johann W. Dobereiner, químico alemão, observou que a massa atómica do estrôncio era aproximadamente igual à média das massas atómicas do cálcio e do bário. Verificou também que os elementos em causa tinham propriedades químicas semelhantes. Em 1829, volta a fazer observações semelhantes mas para outros grupos de três elementos, como, por exemplo, olítio, o sódio e o potássio. Formolou assim a Lei de Tríades.
Esta lei consistia em:
-Grupos formados por 3 elementos cada;
-A massa atómica do elemento central da tríade era a média das massas atómicas do primeiro e terceiro membro;
Esta lei apesar de poder ser aplicada em muitos elementos químicos, porém muitos dos metais não podem ser agrupados em tríades.
Alexandre de Chancourtois
Um outromodelo, foi sugerido, em 1862, por Alexandre de Chancourtois, engenheiro e geólogo francês.
O seu modelo ficou conhecido como o “Caracol” ou “Parafuso” de Chancourtois neste modelo os elementos encontravam-se dispostos, por ordem crescente de massas atómicas, numa linha espiralada de quarenta e cinco graus traçada sobre a superfície lateral de um cilindro.
Chancourtois verificou que oselementos químicos com propriedades semelhantes situavam-se sobre a mesma geratriz do cilindro. Este modelo apresentava descobertas reveladoras e comprovava descobertas anteriores, porém revelou-se incorrecto em alguns sentidos, tendo o trabalho do alemão perdido toda a credibilidade e impediu a sua aceitação.

Dmitri Mendeleev
Dmitri Mendeleev físico e químico russo, nascido a 8 de Fevereiro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • BREVE HISTORIAL DA TABELA PERIODICA
  • Historia e evolução da tabela periodica
  • História da tabela periódica
  • História da tabela periódica
  • História da Tabela Periódica
  • História da Tabela Periódica
  • A história da tabela periodica
  • historia da tabela periodica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!