Breve análise do ensino e aprendizagem da matemática nas séries iniciais

Páginas: 6 (1430 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2012
Resumo:
Breve análise do ensino e aprendizagem da matemática nas séries iniciais
Onde boa parte dos alunos apresentam dificuldades na aprendizagem de matemática, o que nos vale para um melhor trabalho e compreensão, dessa forma tenta-se entender os conteúdos a serem passados e as metodologias dos professores aos quais muitas vezes não são compreendidos por não deixarem clareza ao passar oensino lógico matemático, onde para os alunos alguns mitos devem ser esclarecidos para que, não prejudiquem a evolução no ensino de matemática.
Algumas das pesquisas científicas de autores como Constance Kamii (2002), Mabel Panizza (2006) e a base teórica de Jean Piaget, onde se põe a questão, será que o ensino de matemática está intrincado a problemas e distúrbios biológicos?
As teorias explicamo porquê de algumas atitudes, portanto uma teoria de aprendizagem é para explicar sistematicamente as áreas do conhecimento. Algumas teorias se popularizam e são distorcidas, é o caso do construtivismo que é um conceito e não um método de ensino. Na psicologia Behaviorista, os objetivos definem o que o aluno deve aprender, ou seja, depois de ter instruído se o aluno fizer àquilo que foi ensinada,então a aprendizagem ocorreu, os cognitivistas estimavam uma psicologia em relação à aprendizagem do que as pessoas fazem e na comportamental a relação estímulo e resposta; na medida em que a cognição se dá por construção se tem o construtivismo, essa é conhecida como interacionista, se dá por meio da descoberta, ou ainda o que é pior, achar que são simples atividades manipulativas.
Aassimilação é determinada pelo individuo e a acomodação a relação com o objeto, à medida que se vê a necessidade de usar e manipular se tem a construção, uma incorporação de uma realidade externa, ou seja, a relação de instigação da curiosidade se dá por um entendimento ao que leva o aluno a assimilação, como objeto em vista e sua mudança e manipulação, logo se vê a necessidade de incorporar aaprendizagem, onde essa leva o aluno a estrutura de equilibração. Já a filosofia humanista vê a aprendizagem como uma auto-realização e crescimento pessoal do indivíduo.
O ensino Clássico de matemática no Brasil se caracterizou por ensinar os números aos poucos, colocando o aluno pra escrever varias vezes os mesmos números, desenhá-los e pintá-los, ela prioriza a memorização e os problemas seriam aplicadosapós o professor ter ensinado a base numeral, caminhando em um plano cartesiano do simples para o complexo. No Séc. XIX se percebe a necessidade de uma nova proposta da matemática, onde havia uma grande diferença entre a matemática das universidades e a que era ensinada nas escolas, onde a indústria e o mercado demandava uma nova metodologia de ensino eficiente e eficaz para a formação dessealuno.
NO final do séc. XX e início do Séc. XXI acreditava-se no uso de uma nova forma de pensar matemática, as pesquisas relacionadas aos estudos de Jean Piaget, onde se começou utilizando pesquisas chamadas de provas operatórias.
A pratica do trabalho pedagógico é geralmente as experiências de vida, não se devem esperar grandes sucessos de professores que são mal pagos e mal formados, trazendopara seu oficio o pouco que aprendeu no técnico e graduação, sem grandes possibilidades de uma formação abrangente e contínua, esses professores que ao mostrarem dificuldade a compreender os conteúdos que tem de ensinar transparecem insegurança e falta de confiança, quando não deixam de ensinar aquilo que está sobre sua alçada, esses que muitas das vezes optaram pela pedagogia porque tiveram gradesdificuldades com matemática em sua formação básica, todavia se vê que, na sua função como professor não fará muito sentido ensinar a lógica do ensinar matemática, tendo em vista essa informações pode-se perceber que os cursos de pedagogia vem apresentando falhas que podem comprometer o ensino de matemática. Nesse contexto é imprescindível que o professor conheça as teorias do desenvolvimento,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ensino da matematica nas series iniciais
  • O ensino da matematica nas series iniciais
  • As dificuldades no ensino aprendizagem na área da matemática nas séries iniciais do ensino fundamental.
  • Matemática nas séries iniciais: dificuldades de aprendizagem
  • Ensino da matemática nas séries iniciais básica
  • A importância do Ensino da Matemática nas Series Iniciais
  • A IMPORTÂCIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS
  • Problemas no Ensino da matemática nas Séries Iniciais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!