Breve análise de Senhorita Júlia

Páginas: 6 (1400 palavras) Publicado: 29 de outubro de 2014
Análise do texto Senhorita Júlia
Primeiro e único Ato
A peca se inicia na noite de São Joao, na Suécia são conhecidas como Midsommarafton, comemora-se o solstício de verão. Durante a festa as pessoas cantam, dançam em círculo, vestem-se de indumentária rural de época, as mulheres confeccionam suas própriascoroas de flores para as cabeças, erguem um mastro para celebrar a fertilidade, o mastro de maio também em homenagem a antigos deuses vikings da mitologia nórdica.
Jean o criado da mansão entra na grande cozinha com bela vista para o jardim confidenciando com a colega de trabalho Kristin o quanto senhorita Júlia esta louca esta noite, saltitante, empolgada, rodopiando com todos os empregados semescrúpulos, sem se importar ou sem saber o que dizem sobre ela pelas costas. Para Kristin trata-se apenas de uma válvula de escape para esquecer o noivado desfeito a pouco tempo, com um homem não tão rico quanto ela, mas muito bom e respeitável enquanto pessoa. Passam o tempo nos apresentando Júlia através de suas opiniões, gerando no leitor a expectativa de conhecê-la. Aparentemente parece ser umamulher mimada e preconceituosa por querer “adestrar” seu ex noivo como se adestra um cão ou um de seus cavalos, e por não aceitar que sua cadela se envolva com um vira-lata. Mas ao mesmo tempo ela comemora uma data importante na festa de seus subordinados participando dela empolgadamente, lembrando que a Suécia é um país extremamente frio o ano todo, muitas vezes o próprio verão possui apenaspoucos dias de sol e calor, mas a grama fica verde e as árvores florescem, é quando as pessoas saem dos estabelecimentos fechados para as ruas, é um motivo de grande alegria sem distinção de classes, porém Júlia está lá sozinha, sem nenhuma amiga, nenhum parente, nesse detalhe o texto aponta também a solidão da protagonista.
Júlia entra esbaforida na cozinha se queixando de ter sido abandonadapor Jean que nesse momento comia algo feito por Kristin e há pouco escondeu o vinho que roubou da adega do Conde, pai de Júlia. Esse fato denuncia que Jean não é tão bom rapaz quanto aparenta ser nos três primeiros atos em que se comporta bem, fala francês, sabe seu lugar enquanto empregado e dá bons conselhos a Júlia, se preocupando com a reputação da moca. Júlia dá liberdade demais ao rapaz egosta do jogo de ordenar e mandar que Jean ultrapasse seus limites em coisas simples, como sentar-se em sua presença, por questão de respeito ele não pode, mas ela ordena que ele sente e beba uma cerveja com ela. Júlia brinca também com seu poder, mandando-o beijar seu sapato, posteriormente brinca com a sedução, ordenando-o que beije sua mão, ele recusa inicialmente, mas acaba cedendo devido a suainsistência. Júlia acredita que dessa maneira está sendo humilde e humanitária, pouco a pouco começa a se abrir com Jean, conta que seu maior medo é também seu maior desejo, cair do pilar onde está erguida no alto. Ela sonha que não tem como descer mas não tem onde se segurar, que não consegue ter paz enquanto não se joga e quando finalmente chega lá em baixo tem vontade de afundar na terra. JáJean quer subir na mais alta árvore e saquear os ovos de ouro, para isso precisa alcançar o primeiro galho. Em uma metáfora interpreta-se que Júlia poderia ser tanto os ovos de ouro, quanto o primeiro galho e confessa que desde criança sendo filho de pais humildes e tendo sete irmãos, Júlia é para ele uma utopia e é o que ele quer desde que entrou escondido em sua residência para roubar macas e seencantou com o luxo que viu. Esse fato ao mesmo tempo que foi uma descoberta gerou uma frustração no menino que logo foi pego e apanhou pela estripulia, se deu conta que não podia fazer parte daquele mundo, se comparou a animais e ainda assim estava em desvantagem, pois os animais desfrutavam da companhia de Júlia e de mordomias como sentar no sofá.
Júlia se deixa levar pelos encantos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise do conto "Carta a uma senhorita em Paris"
  • Psicopatas, uma breve analise
  • Resumo e breve analise
  • Uma breve analise da Novilha vermelha
  • Segurança do paciente
  • Breve analise de A educação sentimental
  • BREVE ANALISE HISTORICA DA ENFERMAGEM
  • Uma breve análise do filme hair

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!