Brevíssima Analíse do "Conceito" nas pesquisas sociais, por Howard Becker, e sua intersecção com Simões & Jerônimo

Páginas: 2 (457 palavras) Publicado: 2 de julho de 2014
Em seu texto, Becker caminha para a definição de conceito, e de algumas formas (“truques”, como o próprio autor chama) para chegar até eles, passando por diversas discussões a partir de casosexplicativos.
Simões & Jeronymo, em seu artigo, pretendem criar um conceito acerca de quem seriam os negros do Brasil, a fim de, entre outros objetivos, dimensionar os beneficiados pelas crescentespolíticas afirmativas criadas pelo governo.
Para tal, partem de algumas variedades de modos de classificação – a autoclassificação espontânea, raça observada, percepção da ancestralidade e autoclassificação eobservação do fenótipo. Becker chama esta maneira de trabalho como “o caso definindo o conceito”, o qual parte das pesquisas empíricas e só depois é criado o conceito de fato, o que permite maiorcompreensão sobre o objeto de pesquisa e os conceitos pré-existentes.
Assim, Simões & Jeronymo abrangem nas pesquisas categorias diferentes das estabelecidas pelo IBGE e o Censo Brasileiro, a fim decontrapô-las. Desta forma, na pesquisa, há o cuidado para que todos os possíveis conceitos pré-existentes sejam levantados para melhor entender a situação. Como argumenta Becker, “se excluir algunsfenômenos por causa de ideias preconcebidas ou por qualquer outra razão, os conceitos obtidos serão falhos”.
Esta metodologia utilizada por Simões & Jeronymo também é defendida por Becker quando esteargumenta que, “ao incluir a variação total dos casos, obriga-se a rever as generalizações, torná-las mais complexas e interessantes. E então, com menor ruído e menor variância injustificada, elasexplicarão mais do que se destinam a explicar”.
Desta maneira, a partir dos resultados obtidos, a referida pesquisa propõe uma quebra do antigo conceito de ambiguidade racial proposto pelo IBGE e sugereuma classificação multifacetada, que melhor abrangeria os já existentes conceitos populares e seria mais condizente quanto a maneira com a qual a população brasileira se posiciona perante a questão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Becker howard s. a história de vida e o mosaico científico. in: métodos de pesquisa em ciências sociais. são...
  • Análise inferencial
  • RELAÇÕES SOCIAIS NA PRISÃO
  • Sociologia da cultura
  • Howard becker crimes e delitos resumo
  • BECKER, Howard S. De que lado nós estamos
  • Analise do Grupo Jerónimo Martins
  • “Falando Sobre a Sociedade” do Howard S. Becker

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!