Brejinha de aniver eeuu

2500 palavras 10 páginas
Do governo de FHC ao de Lula: da semelhança neoliberal às diferenças na esfera da política externa. Forever each

Há quem diga que a única diferença existente entre governos intitulados de “esquerda” ou de “direita” é que os de “esquerda” roubam com a mão esquerda e os de “direita” com a mão direita. Porém, tal diferenciação é importante para que possamos esboçar a suposta transição ideológica ocorrida do governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2003) para o governo Lula (2003-2010), e as implicações que tais mudanças vieram a ter tanto sobre a política interna quanto sobre a política externa do Brasil.
O filósofo político italiano Norberto Bobbio, em sua obra “Direita e Esquerda: Razões e significados de uma distinção política” sustenta a tese de que a dicotomia política “direita e esquerda” não só ainda faz sentido como é uma designação que continua perfeitamente válida. Bobbio afirma que direita e esquerda ainda identificam e definem o antagonismo de duas posições políticas muito distintas e simetricamente opostas. Resumidamente, pode-se elencar alguns fatores para a diferenciação de tais vertentes: a “esquerda” luta pela justiça social através da igualdade material, já a “direita” visa através do elitismo político, atender a interesses do empresariado, das oligarquias e da iniciativa privada.
Porém, no Brasil, partidos políticos com ideais de “direita” ou de “esquerda” se misturam o tempo todo, é a tal governabilidade, fator que consegue transfigurar completamente tais partidos. Um exemplo disso é a troca de gestão em esfera federal ocorrida em 2003, onde o Partido dos Trabalhadores – surgido com as greves e o movimento sindical no inicio da década de 1980, na região do ABC Paulista, que apareceu no cenário político para ser uma grande força de oposição e representante dos trabalhadores e das classes populares. Um partido de origens e base socialista, que defende a reforma agrária e a justiça social, e cujas metas pra

Relacionados