Breathless Acossado Jean Luc Godard

1184 palavras 5 páginas
1. Sinopse:
O roteiro do próprio Godard (baseado em história de François Truffaut) narra à vida de um homem que rouba um carro, assassina um policial e passa a viver pelas ruas de Paris, fugindo da polícia ao mesmo tempo em que se relaciona com uma jovem norte-americana.
2. Agente/Autor:
Jean-Luc Godard foi o cineasta francês responsável por algumas das grandes obras que representam a revolução cinematográfica conhecida como “Nouvelle Vague”, tendo experimentado também, outros modos de fazer cinema.
Godard é mais singular de todos os cineastas da Nouvelle Vague. Enquanto seu melhor amigo
Truffaut buscava um filme coeso, que possuísse elementos clássicos, mas, ao mesmo tempo, também modernos, inovadores, Godard almejava uma experimentação constante da linguagem cinematográfica. Ele possuía extremo conhecimento da linha evolutiva do cinema e excepcional domínio dos elementos do discurso cinematográfico. Godard transformou o cinema em um meio de expressão artística, na qual a linguagem cinematográfica estaria consoante com a sociedade contemporânea e com o homem da segunda metade do século XX. A forma, para ele, defini uma visão de mundo, de modo que ela está de acordo com as ações das personagens. Godard exige um papel ativo do espectador ao desconstruir o discurso cinematográfico e ao utilizar-se da intertextualidade com a literatura e a pintura, por exemplo. Ao fazer isso, o cineasta cria uma obra que poderia ser classificada como pós-moderna, já que todos estes elementos e recursos enriquecem o filme, tornando-o uma obra mais complexa e, ao mesmo tempo, atemporal, universal.
Em toda a obra de Godard podem ser identificados quatro períodos onde prevalecem inspirações artísticas distintas: o primeiro período, de 1959 até 1967, foi o da “Nouvelle Vague” e é considerado seu período mais expressivo; o segundo período foi de 1968 a 1972, quando Godard se voltou para um cinema mais crítico, revolucionário, no qual ele trabalhou em parceria com Jean-Pierre Gorin
(em quase

Relacionados

  • Biografia de QT
    7627 palavras | 31 páginas
  • CINEMA
    35566 palavras | 143 páginas