Brcaiobr

3631 palavras 15 páginas
•Taxonomia Cap.15;página 162
• Vírus- Cap 16; página 168
• Reino Monera- Cap 17 ;pág 180
• Reino Protista- Cap 17- pág 188;
• Reino Fungi- Cap. 20- pág 208
• Biófitas e Pteridófitas Cap 21- pág 215
• Gimnospermas e Angiospermas Cap 22- pág 222
Taxonomia: Reino, Filo, Clase, Ordem, Família, gênero e espécie.
(Muito importante saber este conceito, que é a definição de espécie) : A categoria taconômica básica é a espécie, formada por um grupo de indivíduos muito semelhantes e capazes de se cruzarem em condições naturais e originarem filhos férteis.
Espécies muito parecidas são reunidas em um segundo grupo taxonômico, o gênero. Depois do gênero vem a família, ordem, classe, filo e reino ( com seres pouco semelhantes).
Há regras de nomeNclatura, porém as que você deve seguir são : '' Os termos que indicam GÊNERO devem ter inicial maiúscula; o gênero é sublinhado ou escrito em itálico.''
Ex: Felis catus. Nesse caso, ''felis'' é o gênero e o segundo termo começa com letra minúscula.
Vírus- PARASITAS INTRACELULARES OBRIGATÓRIOS
- OS vírus não têm metabolismo próprio ( principal característica);
- SÃO ACELULARES ( não têm células);
- Mutação;
- Não podem ser classificados em nenhum dos cinco reinos ( plantae,animalia,vegetal,protista e monera);
- O vírus é formado por capsídeo ( uma cápsula que é constituída de proteína) + RNA ( se for o retrovírus ex: HIV) ou DNA ( se for por exemplo o bacteriófago) ou RNA e DNA ( apenas exceções como: citomegalovírus )
- O vírus pode realizar o ciclo lítico ou lisogênico. O primeiro ciclo ocorre quando a célula hospedeira é destruída, isso ocorre sempre quando há multiplicação do vírus. E o segundo ciclo é quando não há a destruição da célula hospedeira. ex: O vírus HIV quando entra em contato com as nossas células, ele não as destrói primeiramente. Ele fica no interior delas, como se estivessem ''cristalizados''. Por isso, fazer exames para detectar a presença do vírus são falhos. Em alguns casos, os

Relacionados