Braskem internacionalização

Páginas: 22 (5424 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2011
INTRODUÇÃO

Este trabalho acadêmico tem por finalidade apresentar o processo de internacionalização da Braskem e suas etapas, estratégias e dificuldades na inserção no mercado mundial.

Criada em 2002 com a integração de duas grandes empresas, Odebrecht e Mariani, a Braskem torna-se a primeira petroquímica integrada do país sendo a maior produtora de polipropileno da América Latina e aterceira maior petroquímica do mundo. É uma empresa de capital aberto com participação acionária relevante da Petrobrás de 30,9% das ações emitidas pela Companhia.
Em meados de 2007 em parceria com a Petrobrás adquiriu ativos petroquímicos do grupo Ipiranga e passou a controlar a Copesul, companhia petroquímica do sul. Em 2010 ocorreram aquisições de outras instituições o que a tornou com maiorexpressividade no mercado internacional petroquímico.

A Braskem atua focada na preservação de sua rentabilidade operacional, desenvolvimento e inovação de tecnologias, relacionamento de longo prazo com seus stakeholders para manter sua competitividade e cadeia produtiva.
Para alcançar suas aspirações e seus objetivos a Braskem adota a política de crescimento sustentável que diz “Entender a vidaeconômica e produtiva levando em conta os limites ecológicos e o compromisso ético com as gerações futuras, com os recursos naturais e com a saúde do Planeta.”
A Braskem possui vinte e oito unidades industriais no Brasil, três unidades nos Estados Unidos, além de diversas unidades espalhadas por todo o mundo, tudo isso demonstrado através de sua saúde financeira, onde possui uma produção de quinzemilhões em produtos petroquímicos e um faturamento invejável de dezenove bilhões de reais em 2009.

O processo de internacionalização se inicia em 2002 com a criação da primeira sede internacional na Argentina. A partir daí Holanda, Cingapura, Bolívia, Venezuela, Peru e Estados Unidos foram os países escolhidos para a expansão internacional.
O grande objetivo da Braskem neste processo é atuarcomo fornecedor local nesses países garantindo o abastecimento de seus clientes e ajudando-os nas soluções e atendimento técnico especializado.

O cenário atual é positivo com o crescente desenvolvimento nacional e internacional, com expectativa de expansão do PIB global de 4,4%  e crescimento de 10% no mercado brasileiro.
A ambição da Braskem é se tornar uma das cinco maiores petroquímicasaté 2020 com reconhecimento dos clientes, acionistas e da sociedade através de suas ações sustentáveis e criação de valor.

Produção

As resinas termoplásticas da Braskem, como o polietileno, o polipropileno e o PVC, têm sua origem no petróleo. São chamadas de termoplásticas porque amolecem quando aquecidas, permitindo que sejam fundidas e moldadas inúmeras vezes.

Depois que o petróleo éextraído, passa por um processo de refino que produz uma série de subprodutos, como a gasolina, diesel, gás e nafta.

A nafta é a principal matéria-prima da cadeia produtiva da petroquímica e do plástico no Brasil, seguida do gás natural. A nafta passa inicialmente por um processo chamado craqueamento, que resulta nos petroquímicos básicos, tais como eteno, propeno e aromáticos.

Esse ciclo deprodução é conhecido como a primeira geração da cadeia petroquímica. Os petroquímicos básicos como o eteno e o propeno, por sua vez, são os insumos para a produção das resinas, que fazem parte da segunda geração da cadeia.

As resinas são, em geral, pequenos grânulos. Porém, algumas têm a forma de pó. Elas servem para as empresas transformadoras de plástico (terceira geração) fabricaremembalagens, brinquedos, componentes automotivos, utilidades domésticas, peças para a indústria eletroeletrônica e para a
construção civil, dentre uma infinidades de outras aplicações.

Processo de Comercialização, Distribuição, Mercados e Exportação

Os produtos petroquímicos básicos são vendidos principalmente no Brasil, sobretudo a produtores petroquímicos de segunda geração localizados no Pólo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • braskem
  • Braskem
  • Braskem
  • Braskem
  • Braskem
  • Braskem
  • Internacionalizaçao
  • internacionalização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!