Brasilxcuba

392 palavras 2 páginas
Brasil, um país capitalista. O capitalismo é um modo de organizar a economia, a produção e a troca de bens e serviços. Reúne três elementos-chave: a propriedade privada dos meios de produção, o mercado de trabalho e a troca de produtos num mercado. Já Cuba, é um país socialista. O socialismo é focado na sociedade voltado para a igualdade social.
Brasil x Cuba
Educação: No Brasil ainda temos uma carência na área educacional. A analfabetização ainda existe na população brasileira, cerca de 13 milhões de pessoas não tem nenhum grau de escolaridade, segundo o relatório de 2012 da Pnad.
Já em Cuba a área educacional é muito preservada, a educação é controlada pelo Estado e a Constituição de Cuba determina que o ensino fundamental, médio e superior devem ser gratuitos a todos os cidadãos cubanos. A taxa de alfabetização é de um total de 100% da população com ensino fundamental completo.
Saúde:
No Brasil existem vários problemas de saúde pública. A saúde brasileira vem causando muitas “dores de cabeça” para a população, a situação no país está precária, faltam médicos competentes que levem a sério o trabalho em hospitais públicos, faltam leitos para que os pacientes não precisem ser atendidos nos corredores correndo o risco de pegar uma infecção, existe também uma carência muito grande em medicamentos, e entre outros fatos.
Em Cuba o país detém taxas de saúde igualadas a países de primeiro mundo. A revolução socialista conceituava a saúde publica nas seguintes redações: saúde é um direito de todos os indivíduos e uma responsabilidade do Estado em qualquer lugar; os serviços de saúde são de caráter integral e devem ter alta qualificação, sendo uma política realizada com plena participação ativa. A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou em 2013 novos dados sobre a situação global da saúde pública, país por país, e coloca Cuba no topo do mundo. O tema acabou gerando fartas matérias na mídia e debates nas redes sociais da Internet no mundo inteiro, inclusive no

Relacionados