BRASILMANO

276 palavras 2 páginas
Para parar o crescimento do protestantismo, e para se recuperar do momento de decadência, foi criado o chamado “soldados de Cristo” eram jesuítas destinados reconstituir o clero e diminuir o crescimento do protestantismo.
Por volta de 1543 a Igreja Católica formou o Concilio de Trento para discutir quais medidas seriam tomadas para evitar que a Igreja Católica perdesse mais fiéis e reorganizar dogmas, algumas das medidas foram: reaver a inquisição, converter nativos de novas terras através da catequese, a idolatria dos santos e da virgem, entre outras medidas.
O objetivo do Estado com a instalação do catolicismo na colônia era de educar, sociabilizar e condicionar em meio que os nativos aqui presentes pudessem ter uma educação parecida com a dos europeus e outro objetivo era além de obviamente expandir a religião era promover o controle dos nativos, a obediência e a educação através da catequese, o que era trabalho dos jesuítas( Os jesuítas eram padres da Igreja Católica que faziam parte da Companhia de Jesus. Esta ordem religiosa foi fundada em 1534 por Inácio de Loiola. A Companhia de Jesus foi criada logo após a Reforma Protestante (século XVI), como uma forma de barrar o avanço do protestantismo no mundo. Portanto, esta ordem religiosa foi criada no contexto da Contra-Reforma Católica. Os primeiros jesuítas chegaram ao Brasil no ano de 1549, com a expedição de Tomé de Souza.) que foram os primeiros a criar uma escola no Brasil.
A igreja católica teve importância fundamental para a colonização em função da formação da identidade cultural, social, e política do Brasil, outra importância foi educar os negros e índios fazendo assim com que não se revoltassem muito.

Relacionados