BrasilII

764 palavras 4 páginas
1) A partir da leitura dos textos de Luiz Carlos Villalta e João Pinto Furtado, explique:
a) Quais as diversas concepções de liberdade, república e bom governo presentes nos projetos de rebelião dos inconfidentes?
A idéia de liberdade surgiu a partir de apropriações de princípios iluministas dos inconfidentes, como por exemplo, o antidespotismo. Ela foi formulada como uma resposta ao governo de d. Maria I, com o afastamento das elites locais dos postos de mando, um distanciamento da perspectiva imperial pombalina, imposta em Minas no final do séc. XVIII, vista por Tiradentes como o avesso da liberdade. Portanto, as concepções de liberdade para os inconfidentes podem tanto dizer respeito à liberdade de comércio, a livre extração das minas e o fim da tirania, como poderia implicar na defesa da propriedade e acarretar críticas ao monopólio comercial, à escravidão e à inquisição. Mas objetivando, sempre, o enriquecimento pessoal e coletivo.
Segundo Luiz Carlos Villalta, a concepção de republica enunciada pelos inconfidentes pode ser interpretada de diversas maneiras, já que na época ela possuía tanto uma forma de governo como uma constituição política ou então simplesmente um direito da comunidade mas, no contexto dos inconfidentes, ela definitivamente não era sinônimo de governo republicano ou representativo, mas a de um governo fundado no interesse comum, próprio, o que no caso seria a transferência da Corte portuguesa para o Brasil ou algum outro tipo de acordo para com a Coroa. Para eles, a idéia de bom governo, herdada das cartas chilenas por Gonzaga, era aquele governo onde não há a figura do tirano tributário, seguindo com idéias claramente iluministas. b) A monumentalização da Inconfidência Mineira como momento inaugural da nação brasileira pela historiografia e a criação do mito de Tiradentes.
A monumentalização da Inconfidência Mineira surge com a intenção de promover a Inconfidência como marco da nação e da identidade brasileira, um lugar de

Relacionados

  • Primordios da organização do exército brasileiro
    1792 palavras | 8 páginas
  • Efeitos do programa bolsa família na redução da pobreza e distribuição de renda
    7319 palavras | 30 páginas
  • Cristiano Marcell
    12208 palavras | 49 páginas
  • Transação Penal JME ou JC
    45794 palavras | 184 páginas