brasil

Páginas: 2 (350 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Após quase meio século do tratado pacifista, o Japão recomeça a exportar armamentos bélicos aos países situados no Mar da China, como por exemplo a Indonésia e as Filipinas, que como o Japão,temem as crescentes ambições territoriais chinesas devido às ilhas Senkaku/Diaoyu. Essa mudança de tática acontece no momento em que a China vive um auge militar.
Segundo as novas regras, oJapão não exportará armamento bélico para países que possam ser uma ameaça à segurança mundial, e o governo pretende que não haja reexportação para outros países além dos que localizam no Mar daChina. Uma fonte oficial do governo afirmou: "Não pretende permitir que as exportações contribuam, de modo algum, para conflitos internacionais ou para a obtenção de benefícios econômicos".
OJapão fará uma associação com os Estados Unidos e com a União Europeia para produzir e desenvolver armas e exportar também para fins pacíficos em parceria com a ONU. O país "Continuará a contribuirpara a paz e procurará a cooperação tecnológica na área da defesa com os Estados Unidos e outros países", disse o ministro da Defesa japonês, Itsunori Onodera.
A proposta não agradou à China e àCoreia do Sul, principais exportadores de armamentos, os quais já tinham criticado à mudança de estratégia feita pelo Primeiro Ministro japonês, podendo afetar a segurança no Pacífico asiático.Aumentando assim a competitividade no mercado bélico entre China e Japão.
A escassez de experiência do país em venda de armas, não revela um sucesso imediato das armas japonesas no mercadointernacional. A politica externa de exportação de armas do Japão irá facilitar a formação de parcerias na Ásia. Dessa forma fica subentendido que a China se unirá militarmente aos países emdesenvolvimento para diminuir as propostas de vendas japonesas.

Fonte: (acesso em 02/04/2014)
http://portuguese.ruvr.ru/2014_04_01/japao-cancela-proibicao-de-exportacao-de-armas-7801/...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Brasil, brasil
  • Brasil, brasil
  • Brasil
  • Brasil
  • brasil
  • brasil
  • no brasil
  • brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!