Brasil e o mercosul

Páginas: 12 (2866 palavras) Publicado: 26 de maio de 2013
BRASIL E MERCOSUL



INTRODUÇÃO

Os diferentes ciclos sociais e econômicos e com o grande avanço tecnológico que a sociedade contemporânea tem experimentado em tempos recentes levaram a uma rápida internacionalização dos mercados. Dentre as estratégias adotadas por muitos países dentro do contexto de globalização é a formação de blocos econômicos tomando como base a proximidade geográfica ecultural. Um dos grandes objetivos é buscar explorar as vantagens comparativas dos países membros para melhor posicionar seus produtos e serviços nessa nova forma de concorrência, que também é mais uma forma de apresentar oportunidades e também ameaças.

ANTES DA CRIAÇÃO DO MERCOSUL

Já existia relações comercias entre Brasil e Argentina que já vinham desde 1970.Em julho de 1986 na capitalArgentina foi firmada uma Ata para a integração do Brasil e Argentina que instituiu a PICE(Programa de integração e cooperação econômica),com o objetivo de proporcionar um espaço econômico comum com a abertura dos respectivos mercados e estimular a economia de setores específicos dos dois países.Com o resultado promissor com as medidas tomadas, levaram em 1988,a criação do tratado de Integração,cooperação e desenvolvimento, pelo qual os países expressaram o desejo de constituir, em no máximo 10 anos, um espaço econômico comum, por meio da liberação integral do intercâmbio recíproco.um novo e decisivo impulso foi dado em 6 de julho de 90 com a assinatura dos atuais presidentes do Brasil e Argentina da ATA DE BUENOS AIRES, que estipulou a data 31 de Dezembro de 1994 para a formação definitivade um mercado comum entre os dois países. Em agosto do mesmo ano, Paraguai e Uruguai aderiram ao processo em curso, o que resultou na assinatura do tratado de Assunção, em 26 de março de 1991,para a constituição do mercado comum do sul-MERCOSUM, ratificado em 17 de dezembro de 1994 pelo protocolo de OURO PRETO.
Em 25 de Junho de 1996,dois novos países aderiram ao MERCOSUL: CHILE e BOLÍVIA, emum encontro realizado na cidade de São Luís, na Argentina.tiveram as participações dos presidentes do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Bolívia

MERCOSUL

O Mercado Comum do Sul – Mercosul entra em vigor em 1° de janeiro de 1995, após um longo período de negociação. O Mercosul é uma união Aduaneira composta por quatros países-membros – Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil e umpais em processo de adesão, Venezuela.
A primeira parte do acordo do MERCOSUL (Tratado de Assunção) foi comprida, iniciando-se assim uma zona de livre comercio dando os primeiros passos para a criação da União Aduaneira. O principal objetivo dessa fase era a liberação do comercio, redução tarifarias progressivas, na eliminação das barreiras não tarifarias e no estabelecimento de alíquotapara as tarifas aplicadas do comercio intra-regional, parte desse objetivo foi alcançado. Os quatros países ficarão responsáveis por criar medidas de proteção para a suas economias, o objetivo era eliminar gradativamente o tratado de assunção ate o ano de 2001, criando assim o Fundo Comum. Visivelmente houve uma redução na alíquota do comercio intra-regional o que ocorreu em um conjunto de fatorescomo macroeconomia e fortes crescimento do comercio de importação e exportação, apontando um crescimento de 100% nas exportações intra-regional do Mercosul entre 1993 e 1998 beneficiando toda economia nacional.
Como se sabe em sua elaboração conceitual descreve-se como esse modelo de integração econômica.
O desenvolvimento nacional exposto de forma abrangente e mensurável em termos deprodução a médio e longo prazo utilizando-se de tecnologia seja ela brasileira ou importada custeada por recursos nacional ou estrangeiras otimizando os processos e estimulando a competitividade, tudo pensando e planejando em áreas estrategicamente selecionadas.
Para que o país retome o caminho e o desenvolvimento alguns pontos devem ser levadas em consideração.
•Vantagens competitivas nacionais;...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Brasil Mercosul
  • Mercosul
  • Brasil e Mercosul
  • O brasil e o mercosul
  • Brasil no mercosul
  • Brasil x mercosul
  • Relações entre brasil e mercosul
  • Papel do Brasil no Mercosul

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!