Brasil e a globalização: integração e vulnerabilidade.

Páginas: 14 (3345 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
Introdução


O novo milênio promete mudanças radicais, principalmente no comportamento social e profissional. Pense em cinco anos atrás: no que você fazia, quais eram suas expectativas para o futuro e o que era feito para tornar seus ideais uma realidade. Possivelmente, todos os seus projetos não eram muito diferentes do que possa estar vivendo agora, no entanto, se prestar atenção nasmudanças externas que ocorreram dentro desse período, se atentar para as descobertas tecnológicas e científicas que o envolveram nesse curto intervalo de tempo, nas facilidades advindas dessa transformação, irá perceber o quanto o mundo mudou.
Se pudéssemos tirar uma fotografia desse exato momento em todas as suas variações, daqui há mais cinco anos veríamos a intensidade das transformaçõesque certamente ocorrerão e que passarão quase que despercebidas; vistas por nós com naturalidade mas que chocariam qualquer um que acordasse de um longo sono.
As mudanças não ocorrerão uniformemente, mas de maneira gradativa e acelerada. O que quer dizer que dentro dos próximos anos não teremos um mundo completamente diferente mas com recursos inimagináveis.
Tudo isso se deve a umfator que teve seu início desde a pré história, no decorrer dos primeiros contatos sociais; das primeiras trocas, quando os homens que habitavam este planeta resolveram tentar se comunicar com os outros. Dessa forma, ainda que não intencionalmente, acabaram por influenciar hábitos, absorver novas informações, criar e mudar conceitos. Desde a pré história o homem vem modelando um processoirreversível chamado na atualidade de globalização.


1



O que Globalização?


Fundamentalmente, o intuito desse processo é derrubar as fronteiras que limitam países, pessoas, sociedades...! Globalizar é reduzir o tempo burocrático, trabalhar de forma participativa, com parcerias, não importando a localização geográfica de cada parceiro, mas sim a sua contribuição para a afirmação donovo modo de fazer as coisas. Tudo quanto conhecemos, todos os métodos de trabalho, de comércio, de ideologias está sendo transformado (positiva ou negativamente) por esse processo.
Pode-se dizer que, dentre os muitos fatores influentes, os que mais se destacam são o nascimento da Internet e os sofisticados meios de comunicação da atualidade (A tecnologia da informática aliou-se a dastelecomunicações), que intensificaram as relações internacionais, aproximou interesses que norteiam a sociedade tanto nos campos político, econômico, tecnológico como social (com a queda das barreiras comerciais).
Globalização também pode ser descrita como condição atual de participação de qualquer país, nas profundas mudanças que vêm ocorrendo mundialmente na produção e consumo de bens eserviços.
Este fenômeno pode ser visto por dois pontos de vista: como um grande propulsor no crescimento da economia mundial, ou como um grande limitador entre países ricos e pobres, acentuando suas diferenças, considerando as tendências de formação de Blocos Econômicos regionais e o fim das barreiras alfandegárias.
Estas duas tendências transformam radicalmente o ambiente econômico,aumentando intensamente o comércio internacional de produtos e obrigando alguns países a serem ágeis e competentes para se enquadrarem ao desafio da competitividade global.



A Repercussão da Globalização na Economia.


As repercussões no nível mercantil dentro do Mercosul trazem efeitos a economia que atingem indistintamente tanto a empresa que pretende internacionalizar-se, quanto aquelaque opta por uma ação doméstica, trazendo vantagens e benefícios inquestionáveis: maior poder de negociação com os demais blocos ou países; níveis de produção que permitem economias de escala; maior oferta de bens e serviços para a sociedade em geral; aprimoramento da qualidade dos produtos e serviços; redução considerável de custos de transportes e comunicações, além do aval das relações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Globalização e Integração
  • Globalização e Integração do Estado
  • Globalização e o brasil
  • a globalizacao e o brasil
  • O brasil e a globalização
  • Globalização e o brasil
  • O Brasil na Globalização
  • O Brasil e a globalização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!