BRASIL E RÚSSIA

Páginas: 5 (1125 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2013
BRASIL
VALOR EM DÓLARES DO PIB BRASILEIRO
A economia do Brasil tem um mercado livre e exportador. Com um PIB nominal de 2,39 trilhões de dólares (4,14 trilhões de reais), foi classificada como a sétima maior economia do mundo em 2011, segundo o FMI (considerando o PIB de 2,39 trilhões de dólares, para 2012), e também a sétima, de acordo com o Banco Mundial (considerando um PIB de 2,09 trilhõesde dólares em 2010)  e o World Factbook da CIA (estimando o PIB de 2011 em 2,28 trilhões de dólares).
VALOR EM DÓLARES DO PIB PER CAPITA (PIB/HAB)
A renda per capita ou rendimento per capita é um indicador que ajuda, a saber, o grau de desenvolvimento econômico de um país ou região (é a soma dos salários de toda a população dividida pelo número de habitantes) e consiste na divisão da RendaNacional, Produto Nacional Bruto (PNB) menos os gastos de depreciação do capital e os impostos indiretos pela sua população. Por vezes o Produto Interno Bruto (PIB) é usado.
Em 2004, a taxa de crescimento da renda per capita para os mais pobres foi de 14,1%, enquanto a renda per capita média cresceu 3,6% no mesmo período.
O valor atual em dólares do PIB per capita do Brasil (base PPC) é US$ 11,875trilhões.
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
A taxa de desemprego ou de desocupação no Brasil é determinada mensalmente pela Pesquisa Mensal do Emprego, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números da pesquisa em questão são determinados a partir de estudos feitos a cada mês com a População Economicamente Ativa (PEA) das seis principais regiões metropolitanas do país(São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Salvador).
A maior taxa de desemprego registrada no período da atual metodologia - utilizada pelo instituto desde janeiro de 2002 - foi a do mês de abril de 2004 (13,1%) e a menor foi a de dezembro de 2011 (4,7%). Somente duas vezes, em 2006 e 2009, a taxa subiu em relação ao ano anterior. Depois de sucessivas altas devido à criseeconômica, o desemprego no Brasil voltou a decrescer.
DISTRIBUIÇÃO DE RENDA MEDIDA PELO COEFICIENTE DE GINI
Desenvolvido pelo matemático italiano Corrado Gini, o Coeficiente de Gini é um parâmetro internacional usado para medir a desigualdade de distribuição de renda entre os países. 

O coeficiente varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo do zero menor é a desigualdade de renda numpaís, ou seja, melhor a distribuição de renda. Quanto mais próximo do um, maior a concentração de renda num país. O índice Gini é apresentado em pontos percentuais (coeficiente x 100).

O Coeficiente de Gini do Brasil em 2001 era de 0,594, melhor apenas que a Guatemala, Suazilândia, República Centro-Africana, Serra Leoa, Botsuana, Lesoto e Namíbia. A concentração de renda permaneceu praticamenteinalterada durante as últimas quatro décadas, com seus índices oscilando dentre as 10 últimas posições do mundo, dando os primeiros sinais de melhora somente a partir de 2001. Nos últimos anos, o país tem conseguido aliar o crescimento econômico com a redução da desigualdade.
Estatísticas mostram7 que a partir do último trimestre de 2002 a distribuição de renda no Brasil começou melhorar lentamente.Em 2004, ocorreu o primeiro avanço significativo para a diminuição da desigualdade econômica no país: a taxa de crescimento da renda per capita para os mais pobres foi de 14,1%, enquanto a renda per capita média cresceu 3,6% no mesmo período.
O Índice de Gini do Brasil é de 51,9 (ano de 2012), o que demonstra que nosso país, apesar dos avanços econômicos dos últimos anos, ainda tem uma altaconcentração de renda. Porém, devemos destacar um avanço do Brasil neste índice, já que em 2008 era de 54,4.
IDH BRASILEIRO
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um dado utilizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para analisar a qualidade de vida de uma determinada população. Os critérios utilizados para calcular o IDH são:
- Grau de escolaridade: média de anos de estudo da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • brasil russia
  • Comercio Bilateral Brasil e Russia
  • A economia da Russia e do Brasil
  • Análise russia-brasil
  • Bric (brasil, rússia, índia e china)
  • Internet na Russia, Brasil e Estados Unidos
  • Pesquisa de mercado exportação carne bovina do brasil para a russia
  • A nova geopolítica das nações e o lugar da Rússia, China, Índia, Brasil e África do Sul

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!