Brasil: transformações sociais nos últimos 20 anos

Páginas: 5 (1069 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
QUAIS SÃO AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS QUE O BRASIL SOFREU NOS ÚLTIMOS VINTE ANOS?
Nos últimos 20 anos os principais problemas sociais enfrentados no Brasil tem sido o desemprego, a violência e a educação. O governo Collor (1990-92) foi marcado como principal instrumento para essa crise social. Em seu governo com o Programa Nacional de Desestatização, a privatização das empresas estatais teveresultado catastrófico, em que levou às indústrias nacionais a falência, o que gerou o desemprego em massa, sem contar o dinheiro que a população perdeu com o Plano Collor.
No primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso (início em 1995) também não houve grandes avanços quanto aos problemas sociais, levando em consideração que este tentou implementar o mesmo método que Collor, promovendo o programade privatizações de grandes empresas estatais com o objetivo de aumentar a oferta de mercadorias e forçar, assim, as empresas nacionais a se tornarem mais competitivas com a concorrência imposta pela globalização. O resultado não foi animador, o programa apenas aumentou o desemprego em todo o país.
Já em seu segundo mandato, em 1997, Fernando Henrique Cardoso, apesar das dificuldades econômicasem seu governo, conseguiu importantes conquistas sociais e entre elas a criação do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef) que garantiu mais recursos para o ensino fundamental; e os planos de distribuição de renda, entre eles o Bolsa-Escola, destinado a beneficiar filhos de famílias necessitadas, e o Plano Nacional do Livro Didático, pelo qual todos os alunos do ensino fundamentalde escolas públicas passaram a receber livros didáticos das cinco principais disciplinas. Outras conquistas sociais do governo FHC foram à diminuição da mortalidade infantil e do analfabetismo, porém, o desemprego e a violência urbana cresceram, e o salário mínimo continuou insuficiente para o sustento de uma família.
No governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2002 a 2010 – contando os doismandatos) houve uma significativa melhora em relação às questões econômicas e sociais. Sua política consistiu em promover um aumento real do salário mínimo, o que elevou o poder de compra de um grande número de pessoas. Registrou-se que houve uma redução no desemprego, graças à criação de mais de dois milhões de postos de trabalho.
Além destas mudanças, houve ainda o aprimoramento dos principaisprogramas de distribuição de renda, que foi a unificação destes em um único, o Bolsa-Família, e neste programa, cada família cadastrada recebe um valor em dinheiro por filho, com a condição de mantê-lo matriculado e que tome todas as vacinas. Devido a essa renda concedida pelo programa e as melhoras no índice de pessoas empregadas, notou-se uma melhora no nível de vida das pessoas mais pobres e comoconsequência disto, o comércio no setor de alimentos e roupas começou a apresentar crescimento.
No campo da Educação o governo de Lula conseguiu a substituição do Fundef para o Fundep – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica – no qual o governo iria atender também ao Ensino Médio. O mesmo foi feito com o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e o Programa Nacional de BibliotecasEscolares. No âmbito do ensino universitário, criou o ProUni – Programa Universidade Para Todos -, um programa de bolsas de estudos que possibilita o acesso à educação superior a estudantes que não têm condições de arcar com despesas de mensalidades e livros.
Mesmo com todas essas medidas tomadas pelos últimos governos, ainda não é o suficiente para atender a toda a população. Algumasinstituições como as conhecidas ONG’s (Organização Não Governamental) também desempenham o papel de realizar auxilio social.
Nos últimos anos as empresas também têm percebido a necessidade de dar auxilio a sociedade, apesar de este comportamento por parte delas, ter mais o caráter de uso para o Marketing Social, ainda assim desempenham um papel muito importante na comunidade onde estão inseridas. Quanto a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Brasil Nos Ultimos 20 Anos
  • Transformações sociais nos últimos 150 anos
  • Economia no Brasil nos últimos 20 anos
  • As ciências sociais nos últimos 20 anos: três perspectivas
  • Questão social no brasil nos anos 20 e 30
  • Economia brasileira nos últimos 20 anos
  • A Pol Monet Ultimos 20 Anos
  • Os 20 anos de internet no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!