Brasil na segunda guerra mundial

Páginas: 5 (1061 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2013
O Brasil na Segunda Guerra Mundial


O presente trabalho é sobre o Brasil na segunda guerra mundial, mais concretamente sobre como, porque e quando o Brasil decidiu ir à guerra e os fatos que fizeram os brasileiros ficarem do lado dos aliados, Reino Unido, França, Estados Unidos e URSS.
Primeiramente o país havia mostra uma postura neutra, não se posicionando a favor de nenhum lado naguerra. Fato este que mudou quando em agosto de 1942 submarinos brasileiros foram abatidos por submarinos alemães e italianos, durante viagem pacifica. O presidente vigente no Brasil era Getúlio Vargas que recebeu pressão do povo brasileiro para entrar na guerra, o mesmo tinha um sentimento de orgulho ferido após o acontecido dos submarinos. Vargas então fez um acordo com o presidente dos EstadosUnidos, colocando o Brasil na Guerra á favor dos aliados. Ajuda que foi bem vinda aos aliados devido a boa posição geográfica brasileira, e de seu vasto litoral.
O Brasil então entrava na segunda guerra mundial somando forças na luta contra os países do Eixo (Alemanha, Japão e Itália). O Brasil mandou a Itália, ocupada pelos nazistas em julho de 1944, cerca de 25 mil militares da FEB (ForçaExpedicionária Brasileira), 42 pilotos e 400 homens de apoio da FAB (Força Aérea Brasileira). Após treinamento, técnico e tático na vila militar no Rio de Janeiro, o Brasil embarcou sobre sigilo rumando Napa. Os brasileiros mostraram certa dificuldade de adaptação devido ao clima frio e o relevo montanhoso.
Sem armamento e preparo necessário, os militares permaneceram por mais um tempo em treinamento com osmilitares estadunidenses e então receberam armas para os combates. Logo começaram as campanhas dos brasileiros na guerra, sendo que as primeiras foram muito bem desenvolvidas. Os brasileiros da FEB se saíram muito bem nos primeiros combates e foram fundamentais para as conquistas de importantes regiões da Itália. Os militares brasileiros foram fundamentais na tomada de Monte Castelo, Turim eMontese. Apesar das vitórias, centenas de brasileiros morreram em combate. Na Batalha de Monte Castelo, cerca de 400 militares brasileiros foram mortos.
Além de enviar tropas para as áreas de combate na Itália, o Brasil participou de outras formas. Forneceu matérias-primas, principalmente borracha, para os países das forças aliadas. O Brasil também cedeu bases militares aéreas e navais para osaliados. A principal foi a base militar da cidade de Natal, que serviu de local de abastecimento para os aviões dos Estados Unidos.
Foi importante também a participação da marinha brasileira, que realizou o patrulhamento e a proteção do litoral brasileiro, fazendo também a escolta de navios mercantes brasileiros para garantir a proteção contra ataques de submarinos alemães.
Curiosidades
 Até 1942, oBrasil estava dividido. Oswaldo Aranha, ministro das Relações Exteriores, apoiava os Aliados. Enquanto isso, o ministro da Guerra, general Góis Monteiro, e o chefe da Polícia Política, Filinto Müller, preferiam os nazistas. O presidente Getúlio Vargas negociava seu apoio com os dois lados. Em 28 de janeiro de 1942, depois do final da Conferência de Chanceleres Americanos, o Brasil rompeu relaçõescom o Eixo.
Em março de 1941, no Mar Mediterrâneo, o navio brasileiro Taubaté foi metralhado por aviões alemães. Foi a primeira de uma série de ataques alemães a embarcações brasileiras.
3. Os 25.334 soldados da Força Expedicionária Brasileira (FEB) deveriam inicialmente combater na África, mas foram enviados para a Itália. 
4. Desse total, apenas 111 (sendo 67 enfermeiras) viajaram de avião. Orestante embarcou no porto do Rio de Janeiro em navios americanos, em quatro diferentes datas. A primeira leva (5.081 soldados) saiu no dia 2 de julho de 1944 no navio de transporte de tropas americano W. A. Mann. Chegou no porto de Nápoles, na Itália, no dia 16, sob o comando do general João Batista Mascarenhas de Moraes. 
5. A campanha da Itália durou 239 dias (entre setembro de 1944 e maio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Brasil na Segunda Guerra Mundial
  • Brasil na Segunda Guerra Mundial
  • O brasil e a segunda guerra mundial
  • Brasil na segunda guerra mundial
  • Brasil na segunda guerra mundial
  • Brasil na Segunda Guerra Mundial
  • Brasil na segunda guerra mundial
  • O Brasil e a Segunda Guerra Mundial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!