Brasil. loas (1993). lei orgânica da assistência social. brasília, mpas, secretaria de estado de assistência social, 1999.

Páginas: 8 (1910 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2012
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

VIRGÍNIA


RESUMO DO TEXTO:
VYGOTSKY E O PAPEL DAS INTERAÇÕES SOCIAIS NA SALA DE AULA: RECONHECER E DESVENDAR O MUNDO





Alagoinhas
2012





vIRGÍNIA





RESUMO DO TEXTO:
VYGOTSKY E O PAPEL DAS INTERAÇÕES SOCIAIS NA SALA DE AULA: RECONHECER E DESVENDAR O MUNDO



Trabalhoapresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de: O Trabalho do Pedagogo nos Espaços Educativos; Comunicação e Linguagem; Psicologia da Educação II; Educação e Diversidade e Relações Étnico-Raciais.





Prof.ª Lilian Salete Alonso;
Prof.ª Vilze Vidotti Costa;
Prof.º Fabio Luiz da Silva;
Prof.º Carlos Eduardo Gonçalves.Alagoinhas
2012








SUMÁRIO


Introdução ........................................................................................................ 04
Resumo ............................................................................................................ 05
Conclusão........................................................................................................ 08
Bibliografia ....................................................................................................... 09




Introdução

O resumo exposto a seguir, irá relatar uma breve explicação sobre o texto escrito por João Carlos Martins, que fala sobre Vygotsky e o papel das interações sociais na sala deaula.
No início do texto, Vygotsky fala sobre a importância dos primeiros anos de vida de um ser humano, é a partir dai que se dá início o seu desenvolvimento. Além disso, sabe-se que, são estes primeiros anos que definem a sua postura, e o comportamento que terão diante da sociedade.
O texto relata também, a importância do aluno ter seus próprios pensamentos colocados emprática, agirem por si só, enfim, terem suas próprias opiniões.
No decorrer do resumo, existem colocações quanto ao fato da tecnologia estar se tornando cada vez mais presente na vida das crianças. A atualidade é voltada para a tecnologia, e, não só os professores, mas todos os que fazem parte da vida da criança precisam se atualizar para acompanhar o desenvolvimento dela de perto.Outro fato apontado, e que é extremamente preocupante, é o alto índice de reprovação do nosso país. Como garantir uma educação de qualidade? Como facilitar o processo de aprendizagem de uma criança? Como tornar a educação, o ato de aprender, algo interessante e desejável para as crianças? Essas perguntas devem, ou pelo menos deveriam ser uma constante na vida dos professores, e das autoridadescompetentes.
Uma abordagem muito interessante citada, é a diferença das escolas, das salas de aula de antigamente, e das atuais, suas mudanças, o que melhorou o que poderia ser preservado, a evolução do ser humano como um todo.
É claro que em cada abordagem que é feita no texto, existe uma base dada pelo autor, como base, e uma conclusão dada por quem redige omesmo, para dar ênfase ao assunto abordado.
Por fim, uma conclusão objetiva, para o encerramento deste resumo, para ampliar a reflexão do tema abordado, e fixar todo o conhecimento que foi adquirido.

Vygotsky e o Papel das Interações Sociais na Sala de Aula:
Reconhecer e Desvendar o Mundo

Ao citar Vygotsky, no que se diz respeito à criança e o seudesenvolvimento, é importante ressaltar as fases em que esse desenvolvimento se dá início.
Os primeiros dias de vida de uma criança são exatamente os que irão definir o seu comportamento diante da sociedade, comportamento este, que tem como objetivo definir a maneira como a criança vê ou considera o ambiente onde vive e convive com as demais pessoas.
Segundo Vygotsky, um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lei organica da assistencia social (loas)
  • Loas
  • Lei orgânica da assistência social
  • Lei Orgânica de Assistência Social
  • Lei organica da assistencia social
  • Comentários à lei orgânica da assistência social
  • Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social
  • A Lei Org nica da Assistencia Social LOAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!