Brasil est atrasado em estrat gias de combate a crimes cibern ticos

608 palavras 3 páginas
Brasil está atrasado em estratégias de combate a crimes cibernéticos
Brasil aparece na 33ª colocação em segurança cibernética em ranking com 219 países.
Salvar • 0 comentários • Imprimir • Reportar
Publicado por Fabio Fettuccia Cardoso - 3 meses atrás
4
Fonte: Câmara dos Deputados.
O Brasil está atrasado em implementar políticas e estratégias de combate a crimes cibernéticos. Essa é a visão de especialistas que participaram de seminário sobre cibersegurança promovido nas últimas quarta (13) e quinta-feira (14) na Câmara dos Deputados.
De acordo com dados do Global Security Map, projeto da organização independente CyberDefcon, o Brasil aparece na 33ª colocação em segurança cibernética, em ranking que envolve 219 países. À frente do Brasil, estão, por exemplo, Rússia, Japão e Índia.
“Os Estados Unidos aprovaram sua primeira lei de combate a crimes cibernéticos há praticamente 30 anos; e a gente só conseguiu aprovar uma (12.737/12) no ano passado”, disse o procurador Marcelo Caiado, chefe da Divisão de Segurança da Informação da Procuradoria Geral da República. “Falta pessoal qualificado no Brasil para enfrentar o problema”, complementou o delegado Carlos Miguel Sobral, chefe do Serviço de Repressão a Crimes Cibernéticos da Direção-Geral da Polícia Federal.
O advogado Renato Ópice Blum chama atenção para o fato de a população brasileira, em número de horas, ser a que fica mais tempo conectada no mundo. Além disso, o Brasil é o segundo país com maior número de usuário no Facebook. “Estamos mais sujeitos a problemas”, observou.
O deputado Lourival Mendes (PTdoB-MA) defendeu mais do governo na segurança pública cibernética, especialmente na qualificação de pessoal.
Já o delegado Sobral defendeu a implementação de uma estratégia nacional de segurança cibernética que envolva todos os entes federativos (União, estados e municípios,) todos os poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e o terceiro setor (indústria, academia e sociedade civil). Segundo ele, em outros

Relacionados