Brasil,espaço ocupado espaço transormado

2835 palavras 12 páginas
01-vol.
Brasil, espaço ocupado, espaço transformado.

A distribuição da população pelo território brasileiro

O nosso país possui uma população de mais de 180 milhões de habitantes; é o quinto país mais populoso do mundo. Apesar do Brasil ser um país populoso, o seu território é ocupado de maneira bastante irregular.Existem áreas com grande densidade demográfica e outras com pouca densidade demográfica,(densidade demográfica é o número de habitantes dividido pelo tamanho do território).
A ocupação das terras brasileiras

A primeira área brasileira ocupada pelos colonizadores foi o litoral.Isso ocorreu porque eles chegaram com suas caravelas pelo mar e, ali, começaram a se fixar e a explorar as riquezas naturais das terras brasileiras, provocando muitas mudanças na paisagem.O primeiro recurso natural a ser explorado pelos colonizadores foi o Pau-Brasil e durante a exploração do Pau-Brasil os colonizadores não conseguiram assegurar a posse das terras brasileiras.O rei de Portugal resolveu então povoar estas terras, a fim de garantir a fixação das pessoas por meio da agricultura.
Loteamento do Brasil

A agricultura, principalmente de cana-de-açúcar, passou a organizar o espaço do litoral, tornando-o uma área de atração da população nessa época. A cana-de açúcar na época possuía grande valor comercial, principalmente na Europa. Ainda hoje, alguns países continuam importando o açúcar do Brasil, pois eles não têm nem solo adequado e nem clima que facilitam o plantio da cana. Para trabalhar nos engenhos e na lavoura, os portugueses utilizaram a mão de obra escrava, principalmente dos africanos. Com o tempo, a agricultura da cana espalhou-se pelo litoral nordestino, pelo Espírito Santo e pelo Rio de janeiro, atraindo um número cada vez maior de portugueses interessados no comércio do açúcar. O Brasil foi o primeiro país que desenvolveu o projeto de um carro movido a álcool. Criou-se, assim, um combustível que substitui o

Relacionados