Brasil Colonial ou Imperial

Páginas: 16 (3999 palavras) Publicado: 26 de março de 2014
BRASIL COLONIAL
O período da permanência dos jesuítas no Brasil, que vai de 1549 a 1749, foi o de implementação dos estudos e a fundação dos primeiros colégios. A primeira escola oficial no país foi fundada em 1550, o Colégio dos Meninos de Jesus, deveria acompanhar os modelos educacionais de Lisboa. Os documentos dão conta de que sete meninos órfãos foram trazidos pela missão, para estudarnessa primeira instituição educacional.
No ano de 1554, junto com o Padre Manoel da Nóbrega, ele ajudou a fundar, em 25 de janeiro, o terceiro colégio jesuíta do Brasil, em Piratininga, um nome tupi e aquático. Vem do tupi pi'ra "peixe" e (mo)tininga, gerúndio de "secar", de onde "peixe secando ou seca peixe". Segundo Anchieta, por efeito de trasbordamentos, o rio Tamanduateí deitava fora peixes, emsuas lagoas marginais e os deixava em seco, expostos ao sol. Os jesuítas fundavam essas vilas tanto para ser pontos de concentração de colonos mas também para ser pontos de catequese dos índios nativos. Então, como vemos, os jesuítas tiveram um papel muito importante na colonização da Capitania de São Vicente e também na colonização das terras brasileiras.
Em Salvador, a obra dos jesuítas seguiupara o Sul. Decorridas duas décadas, a Companhia era formada por cinco escolas de instrução elementar, localizadas em Porto Seguro, Ilhéus, São Vicente, Espírito Santo e São Paulo de Piratininga; e três colégios, no Rio de Janeiro, em Pernambuco e na Bahia.
A expansão dos colégios não aconteceu apenas no território brasileiro. Em 1606 havia 193 colégios espalhados pelo mundo, sendo 36 naAmérica, Índia e Japão. (QUERO, s. d., p. 18, citado por p. 8) Vê-se, pois, que em menos de 70 anos houve uma verdadeira proliferação de colégios da Companhia. Isso se deveu certamente ao bom êxito alcançado, mas não menos à necessidade premente de se oferecer boa educação à juventude da época, pois ainda existiam poucos colégios ou escolas para jovens. (p. 68)
A criação dos colégios jesuíticos passoupor diversas organizações. A primeira foram os colégios tipo residências, destinados aos meninos que seriam os futuros jesuítas. Esses residiam e estudavam no mesmo local e freqüentavam as universidades civis, para um maior controle dos futuros mandatários da doutrina e da fé cristã. A segunda é quando surgiram os colégios docentes para jesuítas, onde lá moram e ensinavam, fincando totalmenteinternos. No terceiro, esses colégios para docentes somente admitiam alunos seculares, tendo como professores os jesuítas. Na última fase, surgiram os colégios só para seculares, ou só para jesuítas, onde era dada uma formação séria e sólida para os futuros membros da Companhia. Schmitz (1994, p. 41)
Os colégios próprios, só para jesuítas, os colégios para externos e também os seminários para o clerosecular foram três iniciativas que surgiram desde cedo, para atender às necessidades da igreja e da Companhia. Quanto às universidades próprias, elas entraram um pouco mais tarde na cogitação de Santo Inácio e da Companhia. (SCHMITZ, 1994, p. 56)
Toda ação pedagógica dos jesuítas foi marcada pelas formas dogmáticas de pensamento, contra o pensamento crítico. O ensinamento proposto pelos jesuítasera alheio ao interesse da Colônia, o que mais tarde vai determinar a sua expulsão pelo Marquês de Pombal, Sebastião José de Carvalho, primeiro-ministro de D. José I, rei de Portugal.
Havia dois modelos de instrução: um para os indígenas, centrado na leitura, escrita e algumas operações, e outro para os filhos dos colonos, consistindo num ensino mais intelectualizado.
O sistema educacional noperíodo colonial no Brasil (1549-1808) era composto desde a sua origem de forma etnicamente plural e com diversas línguas, e neste sentido podemos perceber quem tinha acesso à educação disponível e quais as condições de acesso à educação oferecida.
As escolas de jesuítas, especialmente os colégios e seminários em funcionamento em toda a Colônia, preenchiam perfeitamente essas funções, ajudando e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Brasil colonial e imperial
  • Instituições escolares no brasil colonial e imperial
  • Instituições Escolares no Brasil Colonial e Imperial
  • instituições escolares no brasil colonial e imperial
  • Linha cronologica do brasil colonial e imperial
  • INSTITUIÇÕES ESCOLARES NO BRASIL COLONIAL E IMPERIAL
  • A educação no Brasil ( Período colonial x Imperial)
  • Escolas fundadas no brasil colonial, imperial e republicano.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!