Brasil colônia

Páginas: 6 (1257 palavras) Publicado: 22 de dezembro de 2012
MARC APOIO

JÚLIO CÉSAR GONÇALVES DA SILVA

AVENIDA PASSOS E SUA HISTÓRIA

Trabalho apresentado como exigência para a disciplina de História, do curso de Guia de Turismo Regional e Nacional da MARC APOIO, Turma 12033, sob a orientação do Prof. Gustavo Sá.

RIO DE JANEIRO 2012

INTRODUÇÃO

O centro da cidade do Rio de Janeiro é, ao meu ver, um lugar onde a história do país pode serrevisitada todas as vezes que passamos por lá. Qualquer lugar do centro tem algo a nos contar.

E como demonstração de que isso é verdade, escolhi a região do centro que vai da Avenida Passos, a partir da esquina com a Presidente Vargas até os Arcos da Lapa. Um pequeno trecho que percorremos em cinco minutos, se o trânsito estiver bom, mas com uma grande importância histórica.

Uma regiãofreqüentada por muitas pessoas que passam por ali e nem imaginam que os prédios, as igrejas, os teatros e os monumentos têm muita coisa para contar.

Então... Vamos viajar um pouco pela história?

2

CONTANDO HISTÓRIAS

Ao entrarmos em qualquer rua, avenida, estrada, nos perguntamos sempre por que colocam nela um nome específico, e com a Avenida Passos não é diferente. Ela foi criada em 1731 eteve vários nomes. O último foi Rua do Sacramento.

Em 1903, o então Prefeito Pereira Passos realizou uma enorme obra de urbanização na cidade, alargando essa rua da Avenida Marechal Floriano até a Avenida República do Paraguai, para isso ele derrubou 63 prédios. Em homenagem a esse trabalho ordenado pelo Prefeito, ela foi rebatizada com o nome atual.

A primeira atração turística da AvenidaPassos, após a Avenida Presidente Vargas, é a Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua Alfândega, ou seja, SAARA. Um dos maiores centros de comércio popular do Rio de Janeiro abrange 13 ruas e 1200 estabelecimentos. É considerado um grande shopping a céu aberto e um ícone do comércio carioca por causa da sua diversidade étnica e cultural. Já foi chamado de bairro sírio na década de 1930.

Aopassarmos pelo SAARA vemos a Igreja do Santíssimo Sacramento. Construída em 1859 no estilo neo-clássico, possui a pia batismal mais antiga do Rio de Janeiro. Essa igreja também deu nome a essa avenida, na época apenas rua.

Logo em seguida, encontramos uma nova igreja. Menor, mas muito importante também: a Igreja de Lampadósia. Na realidade essa igreja foi construída para homenagear a imagem deNossa Senhora do Rosário, que foi trazida da Ilha de Lampadósia. Essa ilha fica localizada entre a Cecília, na Itália, e o norte da África. A primeira igreja construída nesse local data de 1747 e foi erguida pela Irmandade Negra de Lampadósia, formada em sua maioria, por escravos devotos da santa. O prédio atual foi construído no lugar da igreja antiga, em 1936. No seu caminho para a forca,Tiradentes fez suas últimas preces em frente a essa igreja. Ele foi enforcado na Rua Senhor dos Passos1.

Mais a frente, vemos o Teatro João Caetano, inaugurado em 1813. Nele foi promulgada, com a presença de D. Pedro I, a primeira Constituição Brasileira. Esse teatro

1

Fonte: www.revistadehistoria.com.br

3

sofreu vários incêndios e foi arrendado pelo próprio João Caetano, considerado omaior artista brasileiro do século XIX. Em 1923 recebeu o atual nome em homenagem a ele e, em 1929, foi demolido e reconstruído no atual estilo arquitetônico art déco.

Dando prosseguimento, encontramos a Praça Tiradentes. Ela é uma praça que já teve muitos nomes e muitos moradores ilustres, como, por exemplo, o patriarca da Independência, José Bonifácio de Andrada e Silva, cuja casa era freqüentadapor D.Pedro I, que adorava despachar ali. A Praça Tiradentes foi um lugar de boemia que começou com os bailes do Visconde do Rio Seco em seu solar e se manteve na Estudantina, a mais autêntica gafieira do Rio de Janeiro, onde os cariocas continuam a bailar até os dias de hoje.

A estátua em homenagem a D. Pedro I foi feita pelo artista Louis Rochet e inaugurada em 1862. Ela representa o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Brasil Colonia
  • Brasil Côlonia
  • Brasil colonia
  • O brasil colonia
  • Brasil Colônia
  • brasil colonia
  • Brasil colônia
  • Brasil Colônia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!