Brasília: superquadras residenciais

Páginas: 48 (11907 palavras) Publicado: 28 de março de 2012
Brasília: Superquadras Residenciais
Alex Carvalho Brino (axb@via-rs.net)
Faculdade de Arquitetura – UFRGS

Resumo
As superquadras residenciais construídas em Brasília apresentam uma grande variedade compositiva. Como previsto no artigo 16 do Relatório do Plano Piloto de Lúcio Costa, essa variedade se ancora num cinturão verde perimetral, o gabarito de seis pavimentos mais térreo livre empilotis e na separação do tráfego de veículos e do trânsito de pedestres, traduzida na prática como uma via interna em cul-de-sac dando acesso a todos os prédios, e, por conseguinte, apenas um ponto de contato entre o interior da superquadra e o restante da cidade. Contudo, exceção feita desses elementos não se identifica uma matriz compositiva comum, mesmo se não considerada a totalidade dassuperquadras. A aleatoriedade parece dominar, a implantação dos prédios e da circulação veicular, considerando-se conjuntamente o traçado das vias internas e dos estacionamentos cobertos ou descobertos. Por tanto, foi realizado um levantamento de toda a Asa Sul de Brasília onde foram registrado uma série de fatores e em conjunto também foram propostos um grupo de modelos de superquadra, que tem por baseo Parque Guinle, para auxiliar na interpretação das superquadras existentes, visto que segundo o próprio Lúcio, o conjunto do Parque Guinle (1943-54) é o prenúncio das superquadras de Brasília.

Abstract
The residential superblocks built in Brasília presents a great implantation variety. As foreseen in the article 16 of the Report of Lúcio Costa Plano Piloto, that variety is anchored in a beltgreen perimeter, the free earthier template of six pavements in pilotis and in the separation of the traffic of vehicles and of the pedestrians' traffic, translated in the practice as an internal road in cul-de-sac giving access to all the buildings, and, consequently, just a contact point between the interior of the superquadra and the remaining of the city. However, exception done of thoseelements doesn't identify a main common, same if not considered the totality of the superquadras. The aleatory seems to dominate, the implantation of the buildings and of the vehicular circulation, being considered the plan of the internal roads jointly and of the covered or discovered parkings.

For so much, a cadaster of the whole South Wing of Brasília was accomplished where were registered aseries of factors and together they were also proposed a group of superblocks models, that has for base the Parque Guinle, to aid in the interpretation of the existent superblocks, because according to own Lúcio, Parque Guinle's group (1943-54) it is the presage of the superquadras of Brasília.

Brasília
Ao observar as superquadras residenciais construídas em Brasília constata se uma grandevariedade de composição na implantação dos prédios no interior destas. Quando observado em uma escala geral, o conjunto das superquadras apresenta uma hegemonia, uma série de similaridades, porém quando estudadas na sua individualidade são poucos os elementos que permanecem. Na proposta apresentada no relatório do plano piloto, Lúcio Costa havia previsto que a liberdade na implantação seria respaldadapela utilização de elementos como uma faixa de 20m de vegetação, que envolveria uma área de 240x240m, totalizando 280x280m em cada superquadra. Esta faixa teria a função de delimitar e criar um sentido de individualidade das superquadras através do uso de diferentes espécies arbóreas. Lúcio Costa também havia planejado que, junto com essa diferenciação por meio da vegetação, as superquadras aindafossem diferenciadas por cores, que seriam aplicadas de várias maneiras para facilitar a identificação por parte dos usuários. A importância da vegetação para a cidade vai além dessas características. Essa faixa, também contribui para dar unidade a superquadra, pois as quadras de Brasília possuem uma dimensão especial, que é monumental, então para compor o quadro geral da cidade essa faixa verde...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • superquadras Brasilia
  • SUPERQUADRAS DE BRASÍLIA
  • Análise de uma Superquadra de Brasília
  • Brasilia
  • BRASILIA
  • brasilia
  • Brasilia
  • Brasilia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!