BRANDING HAVAIANA

499 palavras 2 páginas
Proeminência: Fazer um calçado tão comum e simples ser reconhecido pelo mundo inteiro, dentre várias marcas com réplicas idênticas e preços competitivos continuar sendo a marca referencia top of mind é o que mais me impressiona no caso da marca Havaianas, não é atoa que desde 1970 o slogan já era “as legítimas” . Uma marca com mais de 50 anos de mercado e uma das mais democráticas no quesito níveis de classes sociais e com recordação espontânea em todas estas.

Desempenho: Por incrível que pareça mesmo com todo esse alcance a marca nunca foi exemplo de desempenho, afinal quem nunca teve a seu chinelo havaianas arrebentado? Na época do Orkut inúmeras comunidades lotadas intitulavam frases do tipo: “Minha havaiana arrenta! “ . Alguns até ensinam como recuperar o seu querido chinelo, com gambiarras de arames e afins.
Mesmo assim a marca não deixou de se reinventar, o design inovador sempre faz parte das tendências com mais de 400 modelos que não param de crescer. Apesar dos chaveiros, pingentes, meias, toalhas, sapatos e afins é conhecida como marca de chinelos e dificilmente conseguirá a mesma projeção de seus chinelos com seus outros produtos.

Imagens da marca:
A marca possui modelos de chinelos que atendem classes a,b e c. Alcança crianças, jovens e idosos, apesar de ter uma comunicação mais focada ao público jovem e descolado. Começou atendendo a grande camada popular da sociedade e ao longo dos anos se projetou para as classes de maior poder aquisitivo, foi quando passou a usar o slogan “Havaianas, todo mundo usa”.

Julgamentos
É considerada superior a qualquer modelo de chinelo no país, muito mais pelo peso e tradição da marca do que pela qualidade em si. Fora do país é artigo de luxo, muitos brasileiros que vão a passeio levam os chinelos para venderem informalmente a preços super faturados. Apesar de um alto edge rank no facebook e uma página com 4,5 milhões de usuários, na própria página é rotina comentários do tipo: “comprei um chinelo e em

Relacionados