Brand Equity

Páginas: 5 (1047 palavras) Publicado: 10 de abril de 2014
Brand Equity - Como Medir a Marca de Maneira Certa
Porque as Marcas são importantes? Porque as empresas dão tanta importância para o fortalecimento delas?
Pois uma marca, essencialmente:

Identifica a origem do produto
Reduz riscos na aquisição do produto/serviço
Simplifica a busca
Ela é um indicativo de qualidade
Ela cria um vínculo com o fabricante do produto
A Marca na verdadefaz parte do Patrimônio da empresa, ela é parte integrante e participante, mesmo que indiretamente, dos resultados da empresa. O termo definido então para marca como patrimônio é Brand Equity.

Você já ouviu falar em Brand Equity? Então vamos dar um passo antes.
Como você mediria o valor de uma marca? Caso alguma pessoa viesse lhe perguntar, quanto custa a sua marca, caso eu quisesse comprar? Massomente a marca e não o restante. Como seria feito esse cálculo? Contaria o número de clientes que temos, em qual país nós estamos presentes? E o que mais? Somente isso?

Calcular o Brand Equity é muito difícil, porém essa cálculo é feito, visto os posts anteriores que coloquei sobre as empresas Interbrands e Millward Marrom Optimor, que são empresa de pesquisa que fazem anualmente, entreoutras pesquisas, a lista das marcas mais valiosas do planeta. Cada uma com a sua metodologia, porém todas elas calculam o Brand Equity das marcas.

O Brand Equity é medido em como o consumidor conhece a marca e valoriza ela. É um valor intangível que pode ser calculado considerando atributos funcionais (ex.: produto light com 50% menos açúcar) e atributos emocionais (ex.: a marca para pessoas de bomgosto), na visão do consumidor.

Então Brand Equity é uma avaliação subjetiva e intangível que os clientes fazem da marca.
Há no mínimo 3 perspectivas para definir e medir o Brand Equity:

1) Visão do Consumidor
Uma marca forte aumenta a força da atitude do consumidor que usa o produto associado a essa marca. A atitude com relação ao produto é construída através da experiência que ele terácom o produto. Isso significa que, no momento inicial de criação da marca, é mais eficiente você fazer com que o seu consumidor teste o seu produto (Trial, Demo, etc...), que ele tenha uma experiência com o seu produto (de preferência boa!!), do que fazer propaganda para divulgar o produto/marca. Isso não terá uma resultado tão positivo quanto a experiência que ele vivenciará.

2) FinanceiroUma das maneiras de se medir o Brand Equity é determinando o preço premium que a marca possui comparado ao um produto similar.

3) Extensões da Marca
Uma marca de sucesso pode servir de base principal para o lançamento de outros produtos. Se a marca principal é muito forte, as outras ligadas a ela terão um grande poder graças a marca principal. O grande diferencial dessa estratégia é diminuir ocusto de lançamento de uma nova marca, pois a marca principal servirá de grande apoio para as outras marcas que nascerão, e o consumidor entenderá isso e validará a nova marca. Uma das premissas na cabeça do consumidor é de que a nova marca, atingirá as mesmas expectativas da marca principal.

Quando se possui um forte Brand Equity, a marca e a empresa conseguem diversos benefícios, entre eles:Primeiramente a marca pode ser vendida e ai está o valor dela. Assim como a empresa quando ela é vendida, o seu valor leva em consideração o poder da marca.
Aumenta o fluxo de caixa através do aumento do market share, reduzindo o custo de marketing para promover/divulgar o produto/serviço, e o principal: ele habilita a empresa a cobrar um preço premium.

Construindo e Gerenciando o Brand EquityPara se construir um Brand Equity é necessário entender os 4 estágios da pirâmide. Toda marca que ela nasce, ela começa pela base da pirâmide, e para se ter mais benefícios, como visto acima, é necessário escalar a pirâmide até o topo fortalecendo assim o Brand Equity. Cada estágio representa um momento da evolução da marca perante o seu consumidor. Abaixo entenderemos cada estágio dessa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Brand equity
  • Brand Equity
  • Brand Equity
  • Brand equity
  • Brand Equity
  • Brand equity
  • Brand Equity
  • Brand Equity

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!