Braistroming

1868 palavras 8 páginas
Embora exista uma diversidade de tipos de negócios ou investimentos, os parâmetros envolvidos em sua análise sãos os mesmos. A seguir, alguns parâmetros:

Investimento Fixo

O investimento fixo de um negócio inclui a soma das despesas necessárias para a colocação deste negócio em funcionamento. Inclui: terrenos, instalações e maquinaria, ou seja, todas as despesas depreciáveis e amortizáveis permitidas pelo Fisco.

É na determinação do investimento fixo onde geralmente se cometem os maiores erros de avaliação, normalmente subestimando-se os valores ou deixando-se de incluir itens necessários. Como o investimento é um dos parâmetros que mais influenciam uma análise de negócio, devermos Ter muito cuidado com sua determinação.

Capital de Giro

Como já visto, mas é bom relembrar, representa o conjunto de despesas necessárias para colocar e manter o negócio em funcionamento, sendo principalmente caracterizado por sua integral recuperação ao fim da vida econômica do negócio. Inclui os seguintes ítens:

 Estoques: matéria-prima, produtos intermediários, produtos em processamento, materiais de manutenção e mercadorias destinadas á venda.
 Crédito de clientes: reserva para financiar compras de clientes.
 Caixa mínima – para financiar as despesas decorrentes. Os itens a seguir são incluídos no capital de giro, mas seu efeito é contrário aos anteriores, diminuindo o valor do capital de giro necessário:
 créditos de fornecedores;
 retenção legal de impostos a pagar.

O capital de giro é mais importante nos negócios comerciais, sendo geralmente muito superior em valor ao investimento fixo. Nos projetos industriais ocorre o inverso, o investimento fixo é muito superior ao capital de giro.

Custos Operacionais

São as despesas incorridas em decorrência direta do funcionamento (operação) do negócio.
Para efeito de análise classificam-se os custos operacionais em duas categorias: Custos Fixos e Variáveis (Como visto no módulo de gestão empresarial).

Relacionados

  • Capa
    4146 palavras | 17 páginas