Brainstorming

Páginas: 5 (1139 palavras) Publicado: 25 de março de 2014
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA
ETEC DR. EMILIO HERNANDEZ AGUILAR








BRAINSTORMING









Franco da Rocha
2014
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA
ETEC DR. EMILIO HERNANDEZ AGUILAR



BRAINSTORMING
Trabalho sobre Brainstorming, ferramenta da qualidade para a disciplina de Gestão da Qualidade Total para a obtenção de nota.Professor: Marcos





Franco da Roch­­a
2014
CONCEITO
O brainstorming é uma ferramenta utilizada na gestão da qualidade empresarial que significa tempestade de ideias. É um processo de grupo no qual os indivíduos emitem ideias de forma livre, sem críticas.
É um método criado nos Estados Unidos, pelo publicitário Alex Osborn, usado para testar e explorar a capacidade criativa deindivíduos ou grupos, principalmente nas áreas de relações humanas, dinâmicas de grupo e publicidade e propaganda.
A técnica de brainstorming propõe que um grupo de pessoas se reúnam e utilizem seus pensamentos e ideias para que possam chegar a um denominador comum, a fim de gerar ideias inovadoras que levem um determinado projeto adiante. Nenhuma ideia deve ser descartada ou julgada como errada ouabsurda, todas devem estar na compilação ou anotação de todas as ideias ocorridas no processo, para depois evoluir até a solução final.
Para uma sessão de brainstorming devem ser seguidas algumas regras básicas: é proibido debates e críticas às ideias apresentadas, pois causam inibições, quanto mais ideias melhor; nenhuma ideia deve ser desprezada, ou seja, as pessoas têm liberdade total parafalarem sobre o que quiserem; para o bom andamento, deve-se reapresentar uma ideia modificada ou combinação de ideias que já foram apresentadas; por fim, igualdade de oportunidade - todos devem ter chance de expor suas ideias.

COMO USAR
1. Não deixe o brainstorming ser dominado por uma ou duas pessoas
Certifique-se de que todos os participantes estão ativos. É muito comum que pessoas compersonalidades mais fortes tentem assumir o controle da reunião. O trabalho do mediador é evitar esse domínio. Tente perguntar algo para uma pessoa da equipe que não está falando e incentive-a a participar. “Não é porque ela está quieta que não tem boas ideias”, diz Olguin.
2. Nunca diga que uma ideia é ruim
Não existem ideias idiotas. Esse pensamento deve permanecer sempre na cabeça do mediador.Interromper um pensamento ou classificar uma sugestão como “ruim” é uma das maneiras mais rápidas de acabar com o fluxo criativo da equipe. Cabe ao mediador administrar essa situação, trazendo uma ideia não tão boa para um contexto, ou fazer algum comentário que possa contribuir para aquela discussão a respeito dela.
3. Nunca vá a um brainstorming já decidido
Não faz sentido reunir sua equipe paraum brainstorming se você já sabe o que quer. Caso tenha gostado muito de alguma sugestão, mostre-a para os funcionários. Eles podem ajudar você a ver aquilo sobre outra perspectiva. Isso fará com que todos se sintam integrados na decisão.
4. Tenha noção do tempo
É preciso saber quando um brainstorming deve terminar. Na verdade, sugere Olguin, eles não precisam durar mais de uma hora. O mediadorprecisa conhecer a equipe o suficiente para saber quando um determinado tópico atingiu o seu ponto máximo ou quando as ideias estão acabando.

OBJETIVO
O principal objetivo do brainstorming é coletar informações e sugestões que auxiliem no processo de melhoria contínua da organização e para isso, precisa contém um grupo de participantes, conforme as regras básicas, entre 6 a 12 pessoas.
Osparticipantes do processo do Brainstorming são aqueles que conhecem a atividade em questão, especialistas, gerentes e pessoas de apoio.

ETAPAS
O processo do brainstorming é composto por duas etapas. São elas:
Divergente, na qual a proposta é produzir muitas ideias.
Convergente, na qual as sugestões são selecionadas, agrupadas e avaliadas.

VANTAGENS
As pessoas interagem uma com as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Brainstorming
  • Brainstorming
  • Brainstorming
  • Brainstorming
  • Brainstorming
  • brainstorming
  • Brainstorming
  • Brainstorming

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!