Brainstorming e Fluxonograma

1505 palavras 7 páginas
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL
“FÁBIO DE ARAÚJO MOTTA”

Andressa Mendes
Bruno Silva
Ido Gediel
Nathália Pires

Brainstorming e Fluxograma

Uberlândia
Abril 2014 Brainstorming
Definição
Brainstorming é uma ferramenta utilizada na gestão da qualidade empresarial que significa "Tempestade de idéias".Consiste em um processo de grupo no qual os indivíduos emitem idéias de forma livre, sem críticas, no menor espaço de tempo possível. Busca-se diversidade de opiniões através de um processo de criatividade grupal, com o intuito de coletar informações e sugestões que auxiliem no processo de melhoria contínua da organização. Etapas O Brainstorming possui duas etapas - a Divergente, na qual a proposta é produzir muitas idéias e a Convergente, na qual as sugestões são selecionadas, agrupadas e avaliadas.
A etapa convergente não é muito diferente do que fazemos no nosso cotidiano: somos todos "experts" em fazer julgamentos, aprovar, vetar... Já a etapa divergente pode parecer mais difícil: ela exige ousadia, capacidade de combinar soluções e até um certo esforço mental para direcionar o pensamento para além do trivial. Funcionamento e Participantes Os participantes do processo de Brainstorming são aqueles que conhecem a atividade em questão, especialistas, gerentes e pessoas de apoio. A quantidade ideal de participantes está entre 6 a 12 pessoas. Uma quantidade menor do que este número pode proporcionar escassez de idéias enquanto uma quantidade superior pode acarretar demora no processo.
O funcionamento do Brainstorming tem a base no conceito de que é proibido proibir. Existe o mediador, ou seja, aquele que mantém o Brainstorming, e os outros participantes, que lançam idéias. A criatividade e iniciativa são altamente destacados e possuem grande valor, havendo também priorização das causas. São propostas ações de melhorias para

Relacionados