Brainstorm Christofoletti

1069 palavras 5 páginas
Brainstrorm- metodologia

Características da Geografia na primeira metade do século XX (Texto do Christofoletti):

1. A Geografia Tradicional:
Contexto: século XIX, vem surgindo na Alemanha com Alexandre von Humboldt e na França com Carl Ritter;
(Alemanha) Século XX: 1925, Alfred Hetner tratava a geografia como estudo da diferenciação regional da superfície terrestre. Mais tarde essa definição foi elaborada por Hartshorne na obra The Nature of Grography (1932);
(França) Paul Vidal de La Blache , Albert Demageon (1942): geografia como “o estudo dos grupos humanos nas suas relações com o meio geográfico.”, Emmanuel de Martonne (1909/1951) : “A geografia moderna encara a distribuição à superfície do globo dos fenômenos físicos, biológicos e humanos, as causas dessa distribuição e as relações locais desses fenômenos”.
Em síntese, havia um acordo de que a superfície terrestre era o domínio específico do trabalho geográfico, essas definições e a prática da pesquisa geográfica estavam eivadas de contradições dicotômicas.
Duas dicotomias que merecem destaque:
A primeira estava relacionada com a Geografia Física tratar dos conjuntos do quadro natural, a Geografia Humana preocupava-se com a distribuição dos aspectos originados pelas atividades humanas.

Com William Morris Davis, muitas vezes chamado o pai da geografia Norte Americana, a geografia física tornou-s mais cientificamente consolidada e executada.
A geografia Humana, no entanto, encontrou-se destituída de aparato teórico e explicativo, além da imprecisão dos procedimentos metodológicos, enfrentava maiores dificuldades de estabelecer uma definição como ciência.
Com isso a Geografia se viu com a dicotomia conceitual de ser definida como um única ciência ou um conjunto de ciências.
A segunda dicotomia se refere à Geografia Geral e à geografia Regional. Por um lado a geral trazia como objetivo estudar os fênomenos numa escala planetária, mais geral e autônoma. De outro lado a regional buscava estudar as unidades

Relacionados