Brás Cubas em três versões

Páginas: 7 (1745 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
A partir da leitura do texto de Alfredo Bosi, “Brás Cubas em três versões”, identifique os três métodos de leitura desse romance comumente empregado pela crítica.
Qual seria a proposta de análise sugerida por Bosi?
O primeiro método de leitura é dado pela perspectiva pós-estruturalista que preza pela forma sobredeterminando, em parte ou no todo, a mensagem da obra. Essa perspectiva seconstrói pelas questões de composição e de linguagem; José Guilherme Merquior atribui à tradição da sátira menipéia (cf. Bakhtin) como construção: “mistura do sério e do cômico, liberdades em relação à verossimilhança, preferência por estados de espírito aberrantes e, fundamentalmente, o gosto de intercalar subgêneros que vão do gramento puramente anedótico ao mais inesperado excurso digressivo” (BOSI,23). Enylton de Sá Rego aproxima o romance de Machado de Assis com o sério-cômico de Luciano de Samósata etc.
Sérgio Rouanet trabalha com a comparação entre Brás Cubas e A vida e as opiniões do Cavalheiro Tristram Shandy, de Laurence Sterne: “a presença enfática do narrador; a técnic da composição livre, que dá ao textoa sua fisionomia giressiva e fragmentária; o uso arbitrário do tempo e doespaço; a interpenetração de riso e melancolia.” (BOSI, 24). O que diferenciaria o discurso teórico do autor em relação ao narrador de outros como Roberto Schwarz e Augusto Meyer é a sua ideia advinda como traço narrativo estrutural como herança da literatura de Sterne. Essa é uma definição bastante pós-estruturalista:
Tristram não obedece a regras, nem mesmo às de plausubilidade ou de estética. Eledispõe de todas as convenções narrativas. (...) É sábido que na sua relação com o leitor Tristram brinca, insultando-o, humilhadno-o e fingindo que está travando um diálogo, mas interrompendo arbitrariamente a conversação o tempo todo. (BOSI, 25).
Até mesmo a ironia que perpassa a narrativa de Memórias pelo próprio narrador-autor é vista como um exemplo relacionável ao Tristram Shandy, além do autor(Alfredo Bosi) também alertar das relações com Xavier de Maistre, Jacques le fataliste, de Diderot e Viagens na minha terra, do Garret.
O segundo método de leitura é dado pelo humor e pela tipificação do homem de Brás Cubas. Com os processos morais e cognitivos do narrador humorista que regem o romance, se dá uma forma de sentir, pensar e dizer específicas do eu narrador. Este método foirecepcionado por José Veríssimo e Alcides Maia.
Alcides Maia comenta sobre esse comportamento simbólico, tirando-o do paradigma que relacionava nacionalidade e humor. Aprofunda a imagem de um Machado melancôlico – focando nessa construção do autor real -, mostrando como sátiras de alguns tipos da sociedade brasileira. A partir disso, da subjetividade presente como humor, vê a presença das correntesocidentais de forma a universalizar o romance, onde se aproxima da sátira e da comédia latina. Toda essa formulação dada para entender o humor subjetivo como forma de composição da narrativa, como um narrador ao memso tempo analista de si mesmo que despreza o mundo.
Já Augusto Meyer coloca “a curiosidade de discerniver os móveis inconscientes do sujeito, que a psicanálise estava explorando desdefins do século XIX, apontando para a vigência de um contexto cultural denso e acabam desenhando uma família de espíritos a qual ele era particularmente sensível” (BOSI, 29) (mudanças minhas). A partir dessa ideia, entende a hipocondria como a melancolia de Brás, definindo o humor machadiano como o descompasso do eu moderno, e que, por final, “parodi as doutrindas do século, positivismo eevolucionismo, sob o nome de Humanitismo, e as traz na boca de um mendigo aluado.” (BOSI, 29-30).
Dessa forma, Bosi comenta: “Assim, aquele seu ‘não ter método’ (...) significava, na realidade, uam aderência às modulações da prosa machadiana, uma atenção sensível ora ao capricho da composição, ora ao sentimento do nada que o espectador de si mesmo surprendia no fundo de todas as vaidades humanas” (BOSI,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • bras cubas
  • bras cubas
  • Bras cuba
  • bras cubas
  • Bra Cubas
  • bras cubas
  • Bras cubas
  • Bras cubas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!