Bpwfi

764 palavras 4 páginas
1. Localize as expressões coloquiais (gírias, regionalismos, expressões populares e as impropriedades gramaticais) utilizadas nos textos abaixo; depois, reescreva-os em linguagem formal.
a) Tendo em vista que é demais o que tá acontecendo aqui no setor, de uns dias pra cá, agora quem matar trabalho vai ter que se virar e providenciar atestado médico. Quem não dançar conforme essa música pode ter o dia de labuta descontado no salário. E isso tá na Lei.
Tendo em vista a que está errado o que está acontecendo neste setor, ultimamente, agora quem faltar ao trabalho vai ter que arrumar um jeito e providenciar um atestado médico. Quem não agir conforme as regras pode ter o dia da falta descontado no salário. E isso está na lei.
b) Essa convocação aqui tá chamando todos os delegados do sindicato pra se juntarem aos operários na Assembleia Geral, na próxima sexta-feira, pra a gente discutir como dar fim nos abusos que estão acontecendo com os camaradas que trampam no chão da fábrica.

Esta convocação está convocando todos os delegados do sindicato para se juntarem aos operários na Assembleia Geral, na próxima sexta-feira, para a discussão de como findar os abusos que estão acontecendo com os colegas que trabalham no chão da fábrica.

2. O texto seguinte é um comunicado-relato de fatos e decisões a ser remetido a um grupo de trabalho. Contudo, as informações estão apresentadas de forma excessivamente pessoal, de maneira que imprimem à mensagem caráter subjetivo e pouca credibilidade. Reescreva-o procedendo à impessoalização.
Como os senhores podem conferir comigo em registros disponíveis, não há concordância entre os números apresentados nos relatórios passados e os atuais saldos. Quando percebi essa discrepância, convoquei uma reunião com dirigentes, na qual expus toda a situação. Prontamente atenderam às minhas reivindicações e analisaram os documentos que estavam comigo. Assim, deliberamos o seguinte: até eu apurar e esclarecer os fatos, ficam suspensas as

Relacionados