BPC-BENEFICIO DE PRESTAÇÃO ONTINUADA

Páginas: 7 (1684 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
“O Benefício de Prestação Continuada - BPC”
 


1.    Apresentação

    O presente Projeto de Intervenção Social sob tema: “O Benefício de Prestação Continuada - BPC” é um trabalho obrigatório exigido na disciplina de Estágio Supervisionado II, atividade indispensável para a obtenção do Grau Bacharel em Serviço Social. Foi elaborado com a intenção de trabalhar as normas do Beneficio daPrestação Continuada - BPC, visando capacitar os funcionários e usuários da casa de passagem do Município de Itaituba através de uma palestra informativa aos idosos, pessoas portadoras de transtornos mentais  e pessoas com vínculos familiares fragilizados ou rompidos, acerca do Beneficio de Prestação Continuada, a ser realizada na Casa de Passagem, instituição vinculada a SEMSA através do CREAS quetrata da Política de Proteção Social Especial da Assistência Social deste Município, espaço no qual o grupo Resplendor realizou estágio supervisionado,  onde foi identificado que os usuários e funcionários não tem conhecimento dos benefícios que lhe são conferidos pela LOAS - Lei Orgânica da Assistência Social. Após a realização desta ação, esses mesmos usuários e funcionários além de sanarem suasdúvidas referentes ao tema proposto, também servirão de multiplicadores das informações aos futuros usuários desta instituição,. A Casa de Passagem de Itaituba localizada na 11ª rua, n° 07 bairro Liberdade, atualmente tem como Técnico de Referência a Assistente Social Rosangela Caradore e sob a direção da Sra. Luzinete Maria Santos.

2. Justificativa

A instituição CASA de Passagem estávinculada a Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMDAS através do Centro de Referencia Especializado da Assistência Social espaço onde o grupo Resplendor realizou estágio supervisionado. Segundo a Resolução nº 109 de 2009 da Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, o CREAS é responsável pelas atividades desenvolvidas nessa unidade de acolhimento, por meio da Política de ProteçãoSocial Especial de Alta Complexidade, esta instituição funciona em uma unidade com características residenciais, ambiente acolhedor, estrutura física adequada e com condições higiênicas sanitárias satisfatórias, viabilizando a reprodução de relações próximas as que são estabelecidas em um ambiente familiar, cujos serviços prestados a comunidade itaitubense é direcionado ao acolhimento de idosos,pessoas portadoras de transtornos mentais e indivíduos que tiveram seus vínculos familiares fragilizados ou rompidos por: doenças mentais, situação econômica, envelhecimento e indivíduos originários de outros municípios e que estejam em situação de vulnerabilidade social.

Na Casa de Passagem foi identificado que o usuário da instituição por conseqüência das privações educacionais e dacomplexidade do tema, encontra dificuldades para compreenderem e interpretarem a cerca do conteúdo do Beneficio de Prestação Continuada, enquanto que outros muitas vezes desconhecem o assunto. Dentre os usuários da Casa de Passagem nem mesmo os que são beneficiários do BPC não possuem um entendimento claro e confundem-no constantemente com aposentadoria.

Quanto aos funcionários é relevante destacar que amaioria  desconhece os conceitos e aplicações básicas do BPC. Partindo dessa demanda identificada em campo de estágio, fica visível a compreensão da necessidade de socializar informações sobre o BPC, orientando e  capacitando os usuários que além de sanarem suas dúvidas referentes ao tema proposto, posteriormente também sejam capazes de multiplicarem aos próximos usuários da instituição emquestão, informações especificas sobre o beneficio.

Para que haja o devido esclarecimento das dúvidas e compreensão do tema, as estagiárias de Serviço Social realizarão uma palestra sobre o BPC, visto que o Assistente Social quando se trata de usuários de Serviços Assistenciais, tem como papel dentre outros, o de ser mediador no sentido de colaborar com a superação das relações aviltantes de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Benefício de Prestação Continuada(BPC))
  • Benefício de prestação continuada bpc.
  • BENEFICIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA
  • Benefício de prestação continuada
  • BPC- Beneficio da Prestação Continuada
  • Processo de concessao do bpc
  • Projeto de intervenção” orientação para o uso devido do benefício prévio de prestação continuada (bpc)
  • Assistência social após a constituição de 1988, e o benefício de prestação continuada – bpc

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!