Bourdieu O Papel Da Escola

Páginas: 2 (461 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2013
BOURDIEU, Patrice. Vamos reproduzi-nos socialmente – O papel da escola. In______. Primeiras lições sobre a Sociologia de P. Bourdieu. 2 ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 2007, cap. 6, p. 113 – 130.

Otexto trata de uma inversão total de perspectiva Onde se via igualdade de oportunidades, meritocracia, justiça social, Bourdieu passou a ver reprodução e legitimação das desigualdades sociais. Aeducação, segundo ele, perdeu o papel que lhe foi E passa a ser vista como uma das principais instituições por meio da qual se mantêm e se legitimam os privilégios sociais.

“A cultura escola é arbitrária ede natureza social, resultado de uma seleção que define o que é estimável, distinto, ou ao contrário, vulgar e comum.” (p.114)

A seleção das disciplinas é o produto das relações de forças entregrupos sociais., Quanto mais fraca for a distância entre a cultura escolar e o meio de filiação mais o sucesso na instituição será elevado. O sucesso de estudantes da burguesia é bem mais representadoque os bolsistas.

“Ideologia, definida em uma concepção marxista como um conjunto de representações deformadas das relações sociais produzido por um grupo ou uma classe e realizando a legitimação desuas práticas” (p.116)

Todo indivíduo pode ter acesso a posições sociais elevadas, ou seja, direito a ideologia política liberal direito a autonomia e desenvolvimento de suas habilidades.
“Aideologia do dom legitima as desigualdades escolares e consequentemente sociais” (p.117)

A ideologia do dom tem como finalidade neutralizar o social, transformando desigualdades sociais emdesigualdades de competência.

A escola longe de ser libertadora é conservadora. Classes populares são submetidas à violência simbólica, se mostrando indiferente ás diferenças. O que provoca uma aculturação deconsequências ruins.

“Metade dos filhos dos operários deixam o colégio, contra menos de 10% dos filhos dos executivos” (p.124)

É como se todas as classes tivessem modificado sua posição no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O PAPEL DA ESCOLA NA REPRODUÇÃO E LEGITIMAÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS NA ÓTICA DE PIERRE BOURDIEU
  • Bourdieu e a escola conservadora
  • papel da escola
  • O papel da escola
  • o papel da escola
  • a escola no Brasil Bourdieu
  • O papel das escolas
  • O papel da escola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!