Bourdieu Ot3 Correntes

937 palavras 4 páginas
Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Licenciatura em Sociologia
Ano letivo de 2013/ 2014

Orientação Tutorial 3
Pierre Bourdieu
“La Sociologia est un sport de Combat”

Orientação Tutorial 3 realizada para a disciplina de
Correntes Atuais da Sociologia II

Porto, 27 de Maio 2014
A respetiva orientação tutorial realiza-se no âmbito da disciplina de Correntes Atuais da Sociologia II da Licenciatura em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
O objetivo principal deste trabalho será uma análise da perspetiva de Pierre Bourdieu, tendo como auxiliar um documentário sobre o mesmo “Pierre Bourdieu: La Sociologia est un sport de Combat”. Esse documentário foi lançado em 2001 e propõe-se a mostrar o quotidiano de Pierre Bourdieu (1930-2002), acompanhando passo-a-passo a sua rotina diária como reuniões com estudantes, tardes de autógrafos, entrevistas na rádio, e, principalmente, participação em greves e debates com jovens marginalizados. Embora haja quem ataque a sua rigidez teórica, a linguagem muitas vezes hermética dos seus textos e do seu temperamento exaltado, este sociólogo militante deixou para todos nós um belo exemplo de coerência entre vida e obra e de aproximação entre produção intelectual e atuação política.
Bourdieu via a Sociologia como um espaço para a luta, bem como para o conflito e o documentário demonstra exatamente esta sua conceção. Segundo o autor, a sociologia é um desporto de combate, não uma ferramenta para validar as decisões da elite dominante. As pessoas precisariam da sociologia para entender as origens das dissimetrias, das violências simbólicas, e reagir, buscando uma saída para o fatalismo econômico da ideologia hegemônica atual. Bourdieu afirmou ainda que “atualmente estamos engajados num combate, como o próprio documentário refere, em defesa de uma civilização”.
Além disso, a sociologia para Pierre Bourdieu é uma disciplina que auxilia na perceção da violência simbólica que ocorre na sociedade. Esta não

Relacionados

  • Rogerio Moreira
    50179 palavras | 201 páginas