botilismo

397 palavras 2 páginas
Artigo sobre Botulismo

O botulismo é uma doença neuroparalítica grave, de ocorrência súbita, causada por uma potente toxina produzida pela bactéria.
Clostridium botulinum. Sua principal via de transmissão tem sido a alimentar, relacionada ao consumo de conservas preparadas inadequadamente. Apesar de representar uma emergência em saúde pública, até 1999, não havia legislação e vigilância da doença no estado de São Paulo, e somente em outubro de 2001, torna-se doença de notificação compulsória no Brasil (Portaria GM/MS Nº 1943, de 18.10.01). No início de 1999, foi criado, no estado de São Paulo, o Centro de Referência do Botulismo (CR BOT), oficializado em novembro de 1999(Resolução SS N º 165, de 16.11.99), que possibilitou a implantação do programa, retaguarda laboratorial, através do Instituto Adolfo Lutz (IAL), orientação aos profissionais no atendimento ao paciente, disponibilização da antitoxina e integração das investigações - epidemiológica e sanitária, operando 24 horas, inclusive fins de semana e feriados. O CR BOT, em acordo com o Centro Nacional de Epidemiologia (CENEPI/MS), passou a registrar também os casos notificados de todo o país. Com o objetivo de determinar número de casos esperados no Brasil, conhecer seu perfil epidemiológico e taxas de subnotificação, compilou e analisou informações obtidas do CRBOT e de outras fontes oficiais de registro de doenças. O estudo mostra a importância de um centro especializado para o monitoramento da doença e conhecimento de sua tendência histórica, bem como, sua contribuição para ações de melhoria do diagnóstico, atendimento ao caso, identificação dos fatores de risco medidas de controle.

Conclusão

O CR BOT possibilitou a constituição de uma base dedada, a partir de 1999, que é uma de suas principais contribuições à vigilância da doença, em nível nacional. Indicadores como taxas de detecção de toxina, taxas denotificação, de esclarecimento diagnóstico, deletalidade, dentre outros, são fornecidos pelo

Relacionados

  • Quimica do cotidiano e quimica ambiental
    27862 palavras | 112 páginas