boticario

Páginas: 16 (3800 palavras) Publicado: 31 de outubro de 2014
A importancia dos 4ps

“Sem vendas a empresa não vive, mas sem marketing não sobrevive…”, uma frase marcante e com um impacto significativo na visão empresarial que vai determinar um novo rumo aos negócios.
Afirmo que 100% do que está escrito e descrito nos livros de administração e marketing, dá certo quando aplicado em qualquer empresa. Isso mesmo, afinal, são empresas como a Coca-Cola,Apple, Microsoft, MSD, Natura, Boticário, dentre milhares de outras, que ao saberem que queriam ser grandes, optaram por estabelecer um limite entre o provável e o possível.
Estas empresas deixaram de lado qualquer máxima de quem tem medo de fazer o certo, buscar o apoio nos livros, com os professores e consultores e simplesmente dizem, sem nenhuma propriedade, que nos livros dá certo, mas aqui naempresa não é assim não…
Ao expor ao mundo corporativo de maneira clara, conclusivamente simplificada e dando ferramentas estratégicas fantásticas de desenvolvimento de vendas em uma relação ampla com o seus mercados, Jerome MacCarthy com a teoria dos 4P´s do marketing encurtou a distância entre a teoria e a prática, tornando as estratégias de marketing acessíveis a quem deseja e sabe utilizar.Vamos ao objetivo: Os 4 P’s do Marketing, quando se trata de varejo, são PRODUTO, PREÇO, PONTO DE VENDA E PROMOÇÃO. Se quisermos tratar de DISTRIBUIÇÃO, a teoria será outra, então, esqueça esse negócio de Praça, que está incorreto.
Todo e qualquer produto é ou foi desenvolvido para atender as necessidades e desejos de um mercado; Ele deve ser analisado pelas empresas em seus aspectos genéricos(da sua aplicação básica) e ampliados (tudo o que se pode fazer com um produto além da sua função básica) e somados a isso, deve exercer uma influencia de relação com intimidade entre ele e os seus consumidores, portanto, um produto ou todos eles,  devem ser tidos como bens e patrimônio, não simplesmente como bens de consumo.
O Preço foi desenvolvido (se quem fez utilizou conhecimentosrudimentares, sabe que tem muito mais que custos e lucro envolvidos no processo) para atender as necessidades de cobrir os custos totais, impostos e lucro, mas muitos falham em não incluir o investimento em marketing, daí sempre perdem mercado e deixam de ganhar por não saber como aplicar.
O Ponto de Venda como sendo o local sagrado de satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, deve sempre serpensado para ser um ambiente acolhedor e motivador para o consumo.
2 - REFERENCIAL TEÓRICO
       Baseadas e nos conceitos e teorias de importantes autores sobre estratégias de marketing, as empresas buscam diferenciação em suas estratégias e maximização dos lucros. Segundo (Chiavenatto, 2004) o ambiente é tudo que envolve externamente a organização e é do ambiente que as empresas obtêm osrecursos e informações necessárias para subsistência e funcionamento.
       O mercado está em constante processo de mudança, por isso as empresas precisam ter uma visão contingencial, ou seja, entender que nada é absoluto nas organizações. O mercado é caracterizado por vários tipos, e dentre estes podemos indicar os três principais para esse estudo: o monopólio, oligopólio e a concorrênciamonopolística.
   O Monopólio é caracterizado pela ausência de concorrentes, obrigando o comprador a se submeter às exigências do vendedor.
       O Oligopólio é caracterizado pela procura maior que a oferta, podendo assim o vendedor ter total controle sobre os preços.
         A Concorrência Monopolística caracteriza-se por pela existência de vários concorrentes, com produtos diferenciados e substitutospróximos.
      Analisando o conceito de marketing pode-se notar que essa é uma ferramenta muito importante, pois visa identificar as necessidades dos potenciais consumidores e satisfazê-las.
Postado por O Boticário às 00:00 
Imagens de marketing BoticarioResultados da pesquisa




























Ferramenta de marketing
O Boticário inova ferramenta de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o boticario
  • Boticario
  • o boticario
  • O boticario
  • O Boticario
  • Boticario
  • O boticário
  • Boticario

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!