Bossa Nova

Páginas: 4 (774 palavras) Publicado: 3 de março de 2014
Na década de 1950, o Brasil vivenciou algumas transformações que conseguiram aproximar elementos de natureza política, econômica, social e cultural. Nesse período, a tônica governamental,fortemente representada pelo mandato de Juscelino Kubitschek, era a de promover a modernização do país. Nesse sentido, a industrialização e a urbanização eram os elementos centrais de alguns discursos e açõesda época.
Essas ações de ordem modernizadora impactaram os grandes centros urbanos do país, estabelecendo novos postos de trabalho e o crescimento das classes médias. Em termos estatísticos, apopulação brasileira ocupava cada vez mais as cidades e, com isso, o Brasil deixava de ser um país essencialmente agrário. Em um primeiro instante, essas experiências foram claramente notadas nas cidadesda região Sudeste.
Para além do desenvolvimento econômico, os debates sobre a modernização do Brasil também tinham outras características. No âmbito cultural, o discurso de modernização tinhafortes vínculos com a ideia de cosmopolitismo. Sob tal aspecto, a possibilidade de transformar o Brasil em uma referência cultural de âmbito internacional seria um modo de romper com a ideia de que o paíssempre esteve reproduzindo os referenciais estéticos estrangeiros.
É nesse contexto que a Bossa Nova, um gênero musical que marca esse mesmo período, aparece como uma manifestação que eficazmenterepresentou esse tipo de demanda modernizante. Por um lado, a Bossa Nova reafirmava a tradição musical brasileira ao ter o samba como uma grande referência. Por outro, dialogava com o jazznorte-americano nas formas de interpretação e no ritmo desacelerado.
Para a maioria dos críticos, a Bossa Nova se iniciou oficialmente em 1958, com um compacto simples do violonista baiano João Gilberto. Umano depois, o músico lançou seu primeiro LP, “Chega de saudade”, que marcou definitivamente a presença do estilo musical no cenário brasileiro.
A Bossa Nova tem como características principais o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bossa nova
  • Bossa Nova
  • Bossa Nova
  • BOSSA NOVA
  • A Bossa Nova
  • Bossa nova
  • BOSSA NOVA
  • Bossa Nova

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!