borracha

Páginas: 5 (1077 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Borracha
Introdução
A construção civil se caracteriza pela modificação da paisagem, consumo de recursos naturais renováveis e não renováveis, levando à geração de resíduos sólidos e emissões de gases a atmosfera com impactos sobre o meio ambiente, à qualidade de vida da população e à infra-estrutura existente.
CONCEITO
A utilização de resíduo de borracha na área da construção civil temproporcionado estudos com objetivo de contribuir para as possíveis vantagens no uso deste, como agregados no concreto, colaborando com a preservação do meio ambiente, bem como o desenvolvimento de novos materiais, com características físicas e mecânicas semelhantes ou melhoradas se comparada aos materiais convencionais.
HISTÓRICO
Os indígenas da região Amazônica já faziam uso da borracha antes dapresença dos europeus. O uso da borracha foi mencionado pelo Jesuíta Samuel Fritz e pelo Frei Carmelita Manoel de Esperança entre os índios Cambebas ou Omaguas. Em 1525, P. d’Anghlieria relatou ter visto índios mexicanos jogarem com bolas elásticas. Colombo também encontrou nativos no Haiti brincando com bolas.
A palavra borracha teve sua origem numa das primeiras aplicações úteis deste produto,dada pelos portugueses, quando foi utilizada para a fabricação de botijas, em substituição às chamadas borrachas de couro que os portugueses usavam no transporte de vinhos.
Os primeiros estudos científicos da borracha foram desenvolvidos pelo francês Charles de la Condamine, que levou amostras do produto conseguido no Peru, em 1735, para a Academia de Ciências de Paris. Ninguém lhe deu muitaatenção, pois tudo o que se fabricava com essa substância tornava-se pegajoso no calor e tornava-se inflexível ou esfarelava-se em baixas temperaturas. No entanto, um engenheiro francês, C. F. Fresneau, que estudara a substância na Guiana Francesa, conseguiu fazer um par de sapatos de seiva e impermeabilizar um, sobretudo.
O primeiro emprego industrial da borracha foi como apagador. Foi Magellan,descendente de célebre navegador, quem propôs este uso. Em 1770 o inglês Joseph Priesley difundiu-o. Cubos desta borracha começaram a ser vendidos em Londres em 1772 e recebeu em inglês o nome de "Índia Rubber", que significa "Raspador da Índia".

No século XIX novas formas de beneficiamento permitiram diversas aplicações tecnológicas, mas foi com a descoberta do processo de vulcanização, em1839 pelo norte americano Charles Goodyear, acrescentando enxofre na borracha e aquecendo a mistura, que suas propriedades mais valiosas, resistência e elasticidade, puderam ser exploradas.
TIPOS/ CLASIFICAÇÃO
borracha sintética
A borracha sintética tem como principal características a cor preta.Este tipo de borracha possui boa resistência a solventes e a abrasão, mas possuí o inconveniente deescurecer a tinta, principalmente as tintas transparentes claras, pois com o atrito na matriz, ela solta pó de borracha com coloração escura.
borracha nitrílica
A borracha nitrílica tem a coloração cinza chumbo, não escurece a tinta tanto quanto a sintética, e é mais resistente aos solventes e a abrasão.
borracha de poliuretano
A borracha de poliuretano está à disposição em diferentescolorações, este tipo de borracha possui alta resistência a abrasão e isso significa longa durabilidade, permitindo que o perfil não se altere em longas jornadas de trabalho, além de ser extremamente resistente a solventes, em grande maioria, é o material utilizado para os rodos, o único inconveniente da borracha de poliuretano é que ela gera carga.
PROCESSO DE OBTENÇÃO/ BENEFICIAMENTO
"Processo deobtenção de borracha condutiva, sua composição e seu uso, como sensor para detecção e classificação de veículos automotores, através da contagem do número de eixos". A presente invenção refere-se ao processo de obtenção de uma composição de borracha vulcanizada com alto grau de condutibilidade ao longo de todos os seus pontos, sua composição e seu uso na confecção de um perfil sensor de borracha,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Borracha
  • Borracha
  • Borracha
  • Borracha
  • borracha
  • Borrachas
  • Borracha
  • Borracha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!