Borracha

Páginas: 5 (1118 palavras) Publicado: 16 de março de 2014
1. Introdução

O avanço mundial no consumo de produtos industrializados tem causado o aumento na geração de resíduos sólidos que produzem impactos ambientais graves e que representam um desafio para o gerenciamento do lixo em grandes cidades.
Os materiais poliméricos têm merecido atenção especial neste cenário, uma vez que os rejeitos pós-consumo e pós-industial destes materiais têm aumentadoem quantidade e em proporção com relação a outros materiais como o vidro, metais e madeira.
A produção mundial de polímeros tem alcançado o nível de 150 milhões de toneladas por ano, com um crescimento aproximado de 5% ao ano. Por outro lado, a reciclagem não atinge 30% do volume total que é produzido.
Os polímeros elastoméricos, os quais são empregados em grande escala na indústria automotiva,são considerados de difícil reciclagem por apresentar estrutura química formada por ligações cruzadas que impedem a remodelagem do material por simples aquecimento. Devido a esta dificuldade, os rejeitos elastoméricos quase sempre são depositados em locais inadequados, causando uma série de problemas como o assoreamento de rios, a proliferação de insetos peçonhentos e a liberação de gasespoluentes quando queimados.
A desvulcanização é um processo que tem sido estudado para a reciclagem mecânica de elastômeros, o qual é fundamentado na quebra das ligações cruzadas da borracha vulcanizada, recuperando a plasticidade e a capacidade de moldagem do material.
Os métodos de desvulcanização são classificados em térmicos, mecânicos, químicos, biológicos, por ultra-som, por micro-ondas, entremuitos outros que estão sendo desenvolvidos.
A desvulcanização por micro-ondas é um método que utiliza a energia eletromagnética para quebrar as ligações S-S e C-S em borrachas trituradas. Com a aplicação das microondas, a temperatura do material aumenta rapidamente, alcançando de 260 a 350ºC e as ligações cruzadas são rompidas preferencialmente. As borrachas recuperadas com esse método apresentammelhor desempenho que aquelas tratadas por outros métodos.
O objetivo deste trabalho foi estudar o processo de moagem da borracha de estireno-butadieno (SBR) e a posterior desvulcanização em sistemas contínuo e em batelada, buscando gerar subsídios técnicos para o aperfeiçoamento da reciclagem mecânica de elastômeros em escala industrial.













2. Objetivo Geral


Oobjetivo deste trabalho é estudar o processo de moagem da borracha para posterior desvulcanização por micro-ondas, contribuindo desta forma para agregar valor econômico a rejeitos com potencial poluidor e para a redução de custos às empresas do setor.
O descarte de resíduos de borracha tem sido um problema enfrentado por vários países industrializados. Rejeitos de borracha vulcanizada, ou seja, restosda indústria ou de pneus usados geram danos ambientais graves quando descartados de maneira inadequada no meio ambiente e representa um desafio para reciclagem deste material.
A desvulcanização da borracha é necessária para quebrar as ligações cruzadas que unem as cadeias poliméricas, e tem sido estudada como uma das alternativas para viabilizar a reciclagem mecânica de elastômeros termofixos.A redução efetiva do tamanho de partícula da borracha só é possível com a moagem criogênica, e que a desvulcanização realizada em batelada é mais eficiente quando comparada com o método desenvolvido em modo contínuo. O aperfeiçoamento das técnicas de desvulcanização de elastômeros por micro-ondas mostra perspectivas promissoras para a reciclagem mecânica de elastômeros termofixos.
2.1 – Objetivosespecíficos
- Realizar cálculos e projetar desenhos segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para escolha adequada dos materiais e suas aplicações.
- Levantar orçamentos e adquirir materiais para confeccionar o projeto.
- Montar máquina e testar funcionamento
- Treinar pessoas para operar o equipamento.








3. HIPÓTESES
Realizar uma reunião entre ambas as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Borracha
  • Borracha
  • Borracha
  • borracha
  • Borrachas
  • Borracha
  • Borracha
  • Borracha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!