borracha sinteica

3688 palavras 15 páginas
1. INTRODUÇÃO

A borracha tornou-se um material indispensável à indústria moderna e está presente em diversos produtos com os quais o homem convive em seu dia-a-dia. A indústria de borrachas é um ramo consolidado atualmente, destacadamente rico sob os aspectos financeiros e tecnológicos. Pode ser considerado como um excelente termômetro da industrialização das nações.
A Borracha Natural é um liquido espesso e branco primário da coagulação do látex da seringueira. A borracha sintética é o conjunto de compostos produzidos com a finalidade de reproduzir as propriedades da borracha natural, hoje, a borracha sintética é concorrente do elastômero natural em algumas aplicações, e complementar em outras, é produzida a partir de derivados de petróleo. Tanto uma como outra tem como polímero fundamental o poliisopreno, sendo que a diferenciação se dá adição de pigmentos e processos de vulcanização com graus distintos, sendo que no limiar deste processo temos a ebonite e vulcanite, em processos menos agressivos temos as borrachas para pneus. Veremos mais os principais processos.

1.2. História da Borracha

A Borracha já era conhecida dos índios antes do descobrimento da América. Em 1525, P. d'Anghieria relatou ter visto os índios mexicanos jogarem com bolas elásticas. Charles de la Condamine foi o primeiro a fazer um estudo científico sobre a borracha, que ele conhecera durante viagem ao Peru, em 1735. Um engenheiro francês, Fresnau, que la Condamine havia encontrado na Guiana, estudara a borracha no local e concluíra que esta não era senão "uma espécie de óleo resinoso condensado".
A borracha natural que vem do látex é, na maior parte, isopreno polimerizado com pequena porcentagem de impurezas, o que limita a sua variedade de propriedades disponíveis. Também, há limitações nas proporções de ligações duplas cis e trans resultantes dos métodos de polimerização do látex natural, que limita também as propriedades disponíveis da

Relacionados

  • Apostila Zootecnia II Su Nos
    23727 palavras | 95 páginas