Borracha sintética e natural

Páginas: 3 (524 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
 Índice
1. Introdução
2. Desenvolvimento
2.1. Borracha Natural
2.2. Borracha sintética
3. Conclusão
Introdução – A Importância da borracha
A borracha é hoje amplamente utilizada namanufatura de mais de 40 mil produtos, de diversos setores, sendo estes bélicas, hospitalares, transporte, automobilístico, civil e plástico; de cabos elétricos, a luvas e pneus. É um produto comum eindispensável para o dia-a-dia da sociedade.
Borracha Natural
Quimicamente, a borracha natural é um poli-isopreno, obtida a partir das partículas contidas no látex, um líquido espesso e branco extraído dealgumas arvores, sendo a melhor e mais comum para a extração, a seringueira. Possui moléculas maiores e mais pesadas, uma estrutura estável; elasticidade, resistência ao desgaste e impacto, isola aeletricidade; impermeabilidade que não pode ser obtidas em polímeros artificiais. Por estas características, é obrigatório que seja utilizada a borracha natural em luvas cirúrgicas, preservativos, pneus deautomóveis e aviões, além de revestimentos diversos.
A descoberta da borracha foi feita pelos índios, antes mesmo da presença dos europeus, sendo mencionada pela primeira vez em 1525, por JesuítaSamuel Fritz e pelo Frei Carmelita Manoel de Esperança entre os índios Cambebas ou Omaguas. Uma de suas primeiras aplicações úteis foi para a fabricação de botijas.
Os primeiros estudos científicos daborracha foram feitos pelo francês Charles de la Condamine, que levou amostras em 1735 para a Academia de Ciências de Paris. Não lhe foi dada muita atenção, pois oque era fabricado utilizando essasubstância tornava-se pegajoso no calor, e em baixas temperaturas ficava inflexível e esfarelava-se. No entanto, um engenheiro francês, C.F Fresneau estudou a substância e conseguiu fazer um par desapatos de seiva e impermeabilizar um sobretudo. O primeiro emprego industrial da borracha foi como apagador.
No século XIX novas formas de beneficiamento permitiram diversas aplicações tecnológicas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Diferença entre borracha natural e borracha sintética
  • Tecnologia de Materiais
  • Borracha sintetica
  • borracha sintetica
  • Borracha sintética
  • Borracha Sintética
  • BORRACHA NATURAL
  • Borracha natural

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!