BONITEZA DE UM SONHO, ResenhaAcadêmica

1268 palavras 6 páginas
Boniteza de um sonho: Ensinar-e-aprender com sentido

GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: Ensinar-e-aprender com sentido. Novo Hamburgo: Feevale, 2003. 80 p.

O livro Boniteza de um Sonho: ensinar e aprender com sentido. Novo Hamburgo: Feevale, 2003, 80 p. foi escrito por Moacir Gadotti. O autor nasceu na cidade de Rodeio, Santa Catarina, em 1941. Gadotti é licenciado em Pedagogia e Filosofia, mestre em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra (Suíça). Atualmente Gadotti é professor titular da Universidade de São Paulo e diretor do Instituto Paulo Freire. Possui várias publicações voltadas para a área de educação, entre elas; Pedagogia: diálogo e conflito (Cortez, 1985), Educação e compromisso (Papirus, 1985), Educação e poder (Cortez, 1988), Marx: Transformar o Mundo. (FTD, 1989), Histórias das Idéias Pedagógicas (Ática, 1993), Pedagogia da Práxis (Cortez, 1995), Paulo Freire: Uma bibliografia (Cortez, 1996), Perspectivas Atuais da Educação (Artmed, 2000), Pedagogia da Terra (Petrópolis, 2000), Os Mestres de Rousseau (Cortez, 2004), Educar para um Outro Mundo Possível (Publisher Brasil, 2007).
A obra está dividida em sete capítulos e em cada um deles Gadotti aborda temas de grande importância à educação, aos professores e pedagogos em exercício e aos futuros pedagogos e professores. Gadotti, inspirado em Paulo Freire para escrever o livro, afirma que aprender e ensinar com sentido é aprender e ensinar com um sonho na mente, pois se o sonho puder ser sonhado por muitos deixará de ser um sonho e se tornará realidade.
No primeiro capítulo, “Por que ser Professor?”, Gadotti expõe a realidade dos professores no Brasil. Os baixos salários, o cansaço físico e mental, e a progressiva deterioração das escolas são desmotivações que contribuem para o caos no sistema de ensino. Apesar da ânsia por entender melhor porque está tão difícil educar hoje, a esperança ainda

Relacionados