Bombril e ratinho as vozes da sedução

375 palavras 2 páginas
Universidade do Estado da Bahia – UNEB
Campus XXII – DCHT – Euclides da Cunha
Curso: Licenciatura Plena em Letras Vernáculas
Disciplina: Texto e Discurso
Docente: Cleide Selma Alecrim
Discente: Elisa Santos da Silva
4º Semestre– Noturno- 2008.2

LEITE, Maria Regina Baracuny. Bombril e Ratinho: as vozes da sedução. In: GREGOLIN, M. do Rosário; BAROMAS, Roberto. Org. Análise do Discurso: as materialidades do sentido. 2ª Ed. São Carlos, SP: Claraluz, 2003. P.99-108.

FICHAMENTO

Bombril e Ratinho: as vozes da sedução O texto de Maria Regina Leite procura explicar a partir da propaganda da Bombril os diversos sentidos que ocorrem no discurso por meio dos processos polissêmicos e parafrásticos. Sendo o polissêmico uma forma de ruptura com o que já foi dito, provocando outros sentidos, e o parafrástico formas diferentes para um mesmo dizer, ou seja, muda-se a forma do discurso mais o dizer é o mesmo, permanecendo o sentido.

A propaganda da Bombril utiliza-se da caricatura de um apresentador famoso, Ratinho, para vender os seus produtos de limpeza associando a imagem de Ratinho ao texto: “Sujeira é baixaria!”, pois, o apresentador se coloca à frente de um programa sensacionalista que exibe freqüentemente temas como a violência, corrupção, traição, entre outros. Desse modo, Ratinho assume uma postura de defensor dos pobres, um verdadeiro justiceiro que procura ajudar os necessitados, além de enfatizar a negligência da justiça quando se refere aos criminosos, de “colarinho branco”, os ricos.

O principal sentido mostrado por Maria Regina, é que o texto “Sujeira é baixaria!” está relacionado aos problemas sociais e às sujeiras domésticas, uma vez que Ratinho é um apresentador polêmico que ilustra a “limpeza social” do país, assim como os produtos da linha Bombril que limpam as sujeiras das residências.

Percebemos então um discurso polissêmico a partir do texto da propaganda, onde o contexto do programa do Ratinho é utilizado

Relacionados

  • Auto realização
    4505 palavras | 19 páginas
  • Ruy Castro Chega De Saudade
    153152 palavras | 613 páginas