Bombeiro civil

Páginas: 49 (12004 palavras) Publicado: 22 de maio de 2013
Coordenadoria de Bombeiro Profissional Civil Processo Apell/CE



[pic]







Curso de Formação de Bombeiros Profissionais Civis
Em conformidade com a ABNT NBR 14608:2007
















Curso de Formação de Bombeiros Profissionais Civis




1. Introdução;


O bombeiro profissional civil oubombeiro civil é uma profissão que na prática já vinha sendo exercida nas indústrias brasileiras, no serviço de proteção contra incêndio e prestação de socorros de urgência, mas somente no ano de 2009 que foi regulamentada e reconhecida como profissão. Concomitante ao reconhecimento da profissão, vieram direitos e deveres que norteiam o exercício da atividade do bombeiro profissional civil e somentea partir do conhecimento da legislação específica referente à sua profissão, o bombeiro profissional civil saberá os limites e as implicações das suas ações para desempenhar sua atividade profissional.
Mesmo com a normalização federal sobre a profissão de bombeiro profissional civil, algumas lacunas existem, pois não houve ainda a regulamentação dessa lei, ficando os profissionaissujeitos a normas estaduais, que se diferenciam de acordo com o poder de polícia dos respectivos Corpos de Bombeiros dos Estados onde é exercida essa profissão ou até mesmo convenções coletivas em âmbito estadual.


2. HISTÓRIA DO FOGO.


O nosso planeta já foi uma massa incandescente, que passou por um processo de resfriamento, até chegar à formação que conhecemos. Dessa forma, ofogo existe desde o início da formação da Terra, passando a coexistir com o homem depois do seu aparecimento. Presume-se que os primeiros contatos, que os primitivos habitantes tiveram com o fogo, foram através de manifestações naturais como os raios que provocam grandes incêndios florestais.
Na sua evolução, o homem primitivo passou a utilizar o fogo como parte
integrante da suavida. O fogo colhido dos eventos naturais e, mais tarde, obtido intencionalmente através da fricção de pedras, foi utilizado na iluminação e aquecimento das cavernas e no cozimento da sua comida. Nesse período, o homem dominava, plenamente, as técnicas de obtenção do fogo tendo-o, porém, como um fenômeno sobrenatural. O célebre filósofo e cientista Arquimedes, nos estudos sobre os elementosfundamentais do planeta, ressaltou a importância do fogo, concluindo que eram quatro os elementos: o ar, a água, a terra e o fogo.
No século XVIII, um célebre cientista francês, Antoine Lawrence Lavoisier, descobriu as bases científicas do fogo. A principal experiência que forneceu a chave do “enigma” foi colocar certa quantidade de mercúrio (Hg - o único metal que normalmente já é líquido)dentro de um recipiente fechado, aquecendo-o. Quando a temperatura chegou a 300ºC, ao observar o interior do frasco, encontrou um pó vermelho que pesava mais que o líquido original. O cientista notou, ainda, que a quantidade de ar que havia no recipiente diminuíra de 1/5, e que esse mesmo ar possuía o poder de apagar qualquer chama e matar. Concluiu que a queima do mercúrio absorveu a parte do ar quenos permite respirar (essa mesma parte que faz um combustível queimar: o oxigênio). Os 4/5 restantes eram nitrogênio (gás que não queima), e o pó vermelho era o óxido de mercúrio, ou seja, o resultado da reação do oxigênio com o combustível. Os seus estudos imutáveis, até os dias atuais, possibilitaram o surgimento de estudos avançados no campo da Prevenção e Combate a Incêndio.


2.1–Objetivo do curso;


Formar bons profissionais, com técnicas, habilidades e valores que lhe possibilitem cumprir sua maior missão “Proteção a vida, ao patrimônio e ao meio ambiente” com técnicas e procedimentos atualizados e em conformidade com as normas e protocolos vigentes


2. – Histórico e estatísticas de incêndio.
3. - Historico:


Cidades da Europa em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • bombeiro civil
  • Bombeiro civil
  • Bombeiro civil
  • Bombeiro Civil
  • Bombeiro civil
  • Bombeiro Civil
  • bombeiro civil
  • Bombeiro civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!