bombeios

Páginas: 5 (1180 palavras) Publicado: 3 de setembro de 2014
Os Corpos de Bombeiros Militares são corporações cuja principal missão consiste na execução de atividades de Defesa Civil, Prevenção e Combate a Incêndios, Buscas, Salvamentos e Socorros Públicos no âmbito de suas respectivas Unidades Federativas. Desde 1915 são considerados Força Auxiliar e Reserva do Exército Brasileiro, e integram o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Brasil. Seusintegrantes, assim como os membros das Polícias Militares, são denominados Militares dos Estados pela Constituição Federal de 1988.

A história da formação dos Corpos de Bombeiros no país começa no século XVI, com vinda da Família Real Portuguesa ao Brasil, mais precisamente ao Rio de Janeiro. Nesta época, até a metade do século XIX, quando ocorria um incêndio, quem corria para apagar osincêndios eram os voluntários, aguadeiros e milicianos que, na maior parte das vezes, perdiam a batalha devido às construções serem feitas de madeira. Quando os incêndios aconteciam à noite, acabavam por vitimar ainda mais pessoas, devido à precária iluminação para se evacuar os locais.
Quando havia um incêndio na cidade, os bombeiros eram avisados por três disparos canhão, partidos do morro do Castelo,e por toques de sinos da igreja de São Francisco de Paula, correspondendo o número de badaladas ao número da freguesia onde se verificava o sinistro. Esses toques eram então reproduzidos pela igreja matriz da freguesia. Assim, os homens corriam para os aguadeiros, e a população fazia aquela fila quilométrica, passando baldes de mão em mão, do chafariz até o incêndio.

Os primeiros bombeirosmilitares surgiram na Marinha, devido os riscos de incêndio nos antigos navios de madeira; porém, eles existiam apenas como uma especialidade, e não como Corporação. A denominação de bombeiros deveu-se a operarem principalmente bombas d’água, dispositivos rudimentares em madeira, ferro e couro.
Foi então que, em meados de 1763, no Rio de Janeiro, foi criada uma repartição para extinguir incêndios.Como foi citado no parágrafo anterior, os homens dessas repartições vinham da Marinha, a única corporação que tinha mão de obra qualificada, já que havia altos índices de incêndios nos navios, naquela época, feitos de madeira. Em 2 de Julho de 1856, pelo decreto imperial n° 1.775, foi criado o Corpo de Bombeiros Provisório da Corte. Quando recebiam aviso de incêndio, as praças saíam puxando ocorrico (que tinha de seis a oito mangueiras) pela via pública e procuravam debelar o fogo, solicitando os reforços necessários, conforme a extensão do sinistro.

Treinamento do Corpo de Bombeiros do Paraná. Alfândega de Paranaguá.
No ano de 1856, o Inspetor do Arsenal de Marinha expôs os benefícios de existir um grupo dedicado somente ao combate a incêndios. Os fatos apresentados fizeram com queo Ministério da Justiça elaborasse o Decreto Imperial nº 1.775, assinado por Dom Pedro II e promulgado a 02 de julho de 1856, data em que é comemorado o Dia do Bombeiro e a semana de prevenção a incêndios. Naquele mesmo ano de 1856 foi fornecida à instituição a primeira bomba de incêndio a vapor e, em 1880 o grupo passou a ter organização militar. Em 1913 a tração animal das viaturas, adotada em1870, foi substituída pela mecânica. No início a instituição não possuía caráter militar, e foi somente em 1880 que seus integrantes passaram a ser classificados dentro de uma hierarquia militarizada. Devido as afinidades culturais e linguísticas com a França, a Corporação passou a adotar como modelo os Sapeurs-Pompiers[1] de Paris; os quais eram classificados como Arma de Engenharia Militar, eorganizados para servirem como pontoneiros[2] ou sapadores[3] quando necessário.

Treinamento de salvamento em altura realizado pelo Corpo de Bombeiros do Paraná.
Até o fim do Império essa foi a única instituição de bombeiro militar existente. A Constituição Brasileira de 1988 reza, em seu Art. 144, parágrafos 5° e 6° “(…) aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bombeio mecanico
  • bombeio mecanico
  • Estrutura da Unidade de Bombeio
  • Bombeio mecânico com hastes
  • Bombeio Centrifugo Submerso
  • Como funciona o bombeio centrifugo submerso
  • Bombeio Centrífugo Submerso
  • Bombeio Por Cavidades Progressivas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!