bombas

Páginas: 16 (3808 palavras) Publicado: 5 de setembro de 2014






EXPERIMENTO DE BOMBAS CENTRÍFUGAS








RELATÓRIO DE LABORATÓRIO




















SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO
Bombas são equipamentos que têm, de maneira simplificada, a função de transportar fluidos de um lugar para outro. Elas recebem energia de uma fonte motora qualquer e cedem parte dessa energia ao fluido na forma de energia de pressão (aumentam apressão do líquido), cinética (aumentam a velocidade do líquido) ou ambos. Sendo assim, bombear é o ato de adicionar energia a um líquido para movê-lo de um ponto a outro ou para mantê-lo em escoamento.
De maneira geral é necessário que as bombas apresentem as seguintes características principais:
a) Resistência: estruturalmente adequadas para resistir aos esforços provenientes da operação(pressão, erosão, etc).
b) Facilidade de operação: adaptáveis as mais usuais fontes de energia e que apresentem manutenção simplificada.
c) Alto rendimento: transforme a energia com o mínimo de perdas.
d) Economia: custos de aquisição e operação compatíveis com as condições de mercado.
Dentro da indústria são muitos os tipos de bombas utilizados de acordo com as especificações de cada atividadeempregada.Simplificadamente existem dois tipos de bombas: as de deslocamento positivo e as dinâmicas. As bombas de deslocamento positivo do tipo alternativa, por exemplo, têm grande aplicação na indústria de petróleo no que diz respeito ao escoamento de fluidos viscosos, como é caso do petróleo. Entretanto, também dentro desta indústria, assim como em todas as outras, encontra-se a aplicação emlarga escala de bombas centrífugas, que estão dentro da classificação das bombas dinâmicas.
A utilização de bombas, independentemente de qual tipo, não está atrelada somente ao uso industrial mas também a diversas outras áreas onde existe a necessidade de transporte de fluidos.
Tendo em vista a importância do conhecimento neste assunto, o objetivo deste trabalho é discorrer sobre o experimentoutilizando bombas realizado em laboratório.
2 OBJETIVO
Elaborar as curvas características das bombas utilizadas em laboratório, assim como as curvas de potência e discorrer sobre fenômenos vistos durante a aula.
3 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
3.1 Bomba Centrífuga
A aplicabilidade das bombas é muito versátil e vai desde a captação de água ao escoamento de fluidos viscosos como o petróleo.
Dentre ostipos de bombas disponíveis no mercado, as bombas centrífugas são caracterizadas por seu largo range de operação e aplicabilidade. Além disso, possuem uma construção relativamente simples, bom rendimento, pequeno custo inicial, manutenção barata, permitem bombear líquidos com sólidos em suspensão, dentre outras características.
A bomba centrifuga é constituída essencialmente de duas partes:
a) umaparte móvel: rotor solidário a um eixo (denominado conjunto girante).
b) uma parte estacionária: carcaça(com os elementos complementares: caixa de gaxetas, mancais, suportes estruturais, adaptações para montagens etc).
O funcionamento da bomba centrífuga baseia-se na criação de uma zona de baixa pressão e de uma zonas de alta pressão. Para o seu funcionamento, é necessário que a carcaça estejacompletamente cheia de liquido e portanto, que o rotor esteja mergulhado no líquido.
Devido à rotação do rotor, comunicada por uma fonte externa de energia (motor elétrico, de combustão interna, turbina, etc.), o líquido que se encontra entre as palhetas no interior do rotor é arrastado do centro para a periferia pelo efeito da força centrífuga. Logo, será produzida uma depressão interna ao rotor,o que acarreta um fluxo vindo através da conexão de sucção. O líquido impulsionado sai do rotor pela sua periferia, em alta velocidade e é lançado na carcaça que contorna o rotor. Na carcaça grande parte da energia cinética do liquido (energia de velocidade) é transformada em energia de pressão durante a sua trajetória para a boca de recalque.
Faz-se necessária essa transformação de energia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bomba
  • Bombas
  • Bomba
  • bombas
  • a bomba
  • bomba
  • BOMBAS
  • BOMBA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!