Bombas

Páginas: 5 (1032 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2013
 Hidráulica - Bombas de Pistões Axiais
Bombas de Pistões Axiais Definição e introdução às bombas hidráulicas e bombas de pistões axiais
Definição
A finalidade de uma bomba hidráulica é a de transformar energia mecânica em energia hidráulica, utilizando para isso uma energia primária, que normalmente é elétrica (Motor elétrico) ou térmica, através do uso de motores de combustãointerna nos casos onde seja necessária maior mobilidade do sistema como um todo.
Em aplicações industriais é mais comumente acionada por motores elétricos, devido à fácil instalação e substituição, manutenção simples e baixo custo.
Introdução
Existem diversos tipos de bombas hidráulicas, cada uma com uma variedade de formas construtivas e funções adicionais de forma a atender melhor cada tipode aplicação. As bombas de pistões axiais podem ser encontradas em 3 formas construtivas, e podem ter fluxo fixo, ajustável ou até mesmo auto-ajus- tável, caso em que podem ser ajustadas durante o trabalho através de siste- mas de controle automatizados. Hidráulica - Bombas de Pistões Axiais • Senai Paranaguá 2
Princípio de Funcionamento Teoria de funcionamento das bombas de pistões axiais
Asbombas de pistões axiais funcionam com base no movimento retilíneo al- ternativo dos pistões nos cilindros do tambor, movimento este que consiste no pistão ser empurrado para fora do cilindro por uma mola, enchendo o cilindro de fluído, que posteriormente é pressurizado quando o movimento rotativo da bomba empurra o pistão novamente para dentro do cilindro.

Fig. 2. Movimento de pressurização dospistões no tambor
Na figura acima é possível identificar o movimento que o pistão faz desde o enchimento do cilindro com fluído até o momento em que o fluído atinge a pressão máxima e é expelido.

Fig. 3. Ciclo do pistão
Formas Construtivas Formas construtivas e tipos de bombas de pistões axiais
Prato Fixo
Nas bombas de prato fixo, o tambor é quem recebe o movimento rotativo transferido peloeixo. Nestas bombas, o contato entre os pistões e o prato in- clinado é feito com o uso de uma placa de desgaste, que é uma coroa com rasgos circunferenciais que servem de sede para o encaixe do ponto de con- tato do pistão com o prato inclinado. Deste modo o custo de manutenção da bomba é reduzido, pois os pistões apresentam menor desgaste durante o trabalho.

Fig. 4. Seção de uma bomba deprato fixo
Durante o funcionamento, cada pistão ao recuar cria um vácuo no cilindro, puxando o fluído através da placa de válvulas, assim que o pistão alcança sua abertura máxima chega ao segundo rasgo da placa de válvulas, onde se inicia o processo de pressurização e descarga, em que o fluído é forçado para fora do cilindro conforme exemplificado na figura 3.
Neste tipo de bomba o controle deentrada e saída do fluído nos cilindros é feita com a placa de válvulas, que é um anel fixo com dois rasgos, cada um ocupando metade da placa, sendo um para entrada e outro para a saída do fluído, conforme detalhado na figura 5.

Fig. 5. Funcionamento da placa de válvulas
Como principal desvantagem, este tipo de bomba apresenta forças laterais variáveis entre os pistões e os cilindros, causando umdesgaste irregular e até mesmo travamentos. A pressão de trabalho e o ângulo do prato influem diretamente nestas forças laterais, e para minimizá-las utiliza-se no máximo um ângulo de 18º no prato, o que faz com que este tipo de bomba possua cilindradas menores que outros modelos.
Prato Rotativo tões axiais. Neste tipo de bomba, o tambor é fixado à carcaça da bomba, e o prato inclinado é fixado aoeixo, recebendo sua energia de rotação, e transmi- tindo-a aos pistões, que através do movimento retilíneo oscilatório puxam em empurram o fluído.
A maior diferença entre as formas construtivas de prato fixo e de prato rotativo é que com o uso do tambor fixo nas bombas de prato rotativo, se faz necessário o uso de válvulas indivíduais para controle de entrada e saída de fluído para cada um dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bomba
  • bombas
  • Bombas
  • Bomba
  • bombas
  • a bomba
  • bomba
  • BOMBAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!