Bombas Hidráulicas Alternativas - Resumão

Páginas: 8 (1934 palavras) Publicado: 25 de maio de 2014
BOMBAS HIDRÁULICAS ALTERNATIVAS (DE PISTÕES AXIAIS E RADIAIS)
Histórico - Picota - A primeira razão para o ser humano necessitar de uma bomba foi a agricultura. É constituída por dois pedaços longos de madeira, um deles na posição vertical. O outro, perpendicular ao primeiro, tem numa extremidade um peso e no outro um recipiente para a água. Baixa-se o recipiente ao poço e o peso na outraextremidade ajuda a içar o recipiente.
Sarilho - O Sarilho é um dispositivo utilizado para tirar água de poços. Ele é constituído de um cilindro circular que pode girar em torno do próprio eixo e que é acionado manualmente por uma manivela à qual se aplica força motriz perpendicular à manivela usado para elevar um balde que está preso a extremidade de uma corda enrolada no cilindro.
Nora Persa -Nora Persa ou Roda Persa é um engenho ou aparelho para tirar água de poços ou cisternas. É constituído por uma ou duas rodas dentadas e uma numerosa cadeia de pequenos reservatórios ou alcatruzes, capaz de elevar a água, tanto a de superfície como a de profundidade. Este sistema faz circular um conjunto de alcatruzes entre o fundo do poço e a superfície exterior. Os alcatruzes descem vazios, sãoenchidos no fundo do poço, regressam e quando atingem a posição mais elevada começam a verter a água numa calha que a conduz ao seu destino.
Bomba de Ctesibius - As bombas alternativas a pistão ou êmbolo já eram do conhecimento dos gregos e dos romanos. Ctesibius, por volta de 250 A.C., inventou uma bomba alternativa movida por uma roda d’água, construída por seu discípulo Hero de Alexandria.Parafuso de Arquimedes - A Bomba de Parafuso originalmente era constituída por um parafuso colocado dentro de um tubo cilíndrico oco. Pode ser vista como um plano inclinado (outra máquina simples) envolvido por um cilindro. A extremidade mais baixa é colocada na água e o parafuso é rodado (antigamente por um moinho de vento ou mesmo manualmente, atualmente por um motor elétrico). À medida que aextremidade inferior do tubo roda, este arrasta um determinado volume de água, que, à medida que o veio roda vai deslizando para cima ao longo do parafuso até sair pela extremidade superior do tubo. Na antiguidade foram utilizados em sistemas de irrigação, pelos romanos, para retirar água de minas e mais tarde seriam utilizados pelos neerlandeses acoplados a moinhos de vento para drenar os pôlders.Definições Básicas - Descreve-se uma bomba alternativa como sendo uma bomba que tem movimento de vai e vem. Seu movimento para frente e para trás, ou para cima e para baixo distingui-se das bombas centrífugas e rotativas, que possuem movimento de rotação, além de serem especificadas para serviços onde se requer cargas elevadas e vazões baixas.
Todas as bombas de pistões operam baseadas no princípiode que, se um pistão produz um movimento alternado dentro de um tubo, puxará o fluido num sentido e o expelirá no sentido contrário. Os dois tipos básicos são o radial e o axial, sendo que ambos apresentam modelos de deslocamentos fixos ou variável.
As bombas hidráulicas são Máquinas Hidráulicas Operatrizes, isto é, máquinas que recebem energia potencial (força motriz de um motor ou turbina), etransformam parte desta potência em energia cinética (movimento) e energia de pressão (força), cedendo estas duas energias ao fluído bombeado, de forma a circulá-lo novamente ou transportá-lo de um ponto a outro.
Portanto, o uso de bombas hidráulicas ocorre sempre que há a necessidade de aumentar-se a pressão de trabalho de uma substância líquida contida em um sistema, a velocidade deescoamento, ou ambas.
Tipos e Modelos - Bomba de pistões radiais - Neste tipo de bomba, o conjunto gira em um pivô estacionário por dentro de um anel ou rotor. Conforme vai girando, a força centrífuga faz com que os pistões sigam o contorno do anel, que é excêntrico em relação ao bloco de cilindros. O deslocamento de fluido depende do tamanho e do número de pistões do conjunto, bem como do curso dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bombas alternativas
  • Bombas Hidraulicas
  • Bombas Alternativas
  • BOMBAS HIDRÁULICAS
  • Bombas Hidraulicas
  • bombas hidraulicas
  • Bombas hidráulicas
  • Bombas hidráulicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!