Bombas Alternativas

Páginas: 6 (1491 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
CFTB
Centro de Formação Técnica da Bahia
Curso Técnico de Mecânica Industrial



Carlos Silva
Gênesis Uzêda
Jobson Santana
Luane Souza
Vagner Motta



Bombas Alternativas





Candeias
Maio 2014
CFTB
Centro de Formação Técnica da Bahia

Carlos Silva
Gênesis Uzêda
Jobson Santana
Luane Sousa
Vagner Motta


Bombas Alternativas

O objetivo do presente trabalho éprestar informações sobre o equipamento a ser estudado tais como: Identifica todos os elementos de maquinas, Descrição do equipamento, Aplicação, Vantagens e desvantagens entre outros.


Prof. Eng. Moises Sousa



Candeias
Maio 2014
Bombas
Definição:
Podemos definir as bombas como sendo máquinas operatrizes hidráulicas que entregam energia a uma massa líquida com a finalidade detransportá-la de um ponto a outro atendendo a certas condições de processo. As bombas recebem energia em seu eixo de uma fonte externa e entregam parte desta energia ao líquido que circula em seu interior sob forma de energia cinética, energia de pressão ou ambas. A relação entre a energia entregue a bomba e a energia cedida ao fluído recebe o nome de rendimento da bomba.

Bombas AlternativasDefinição:
As bombas alternativas usam um arranjo de diafragma, pistão ou êmbolo e cilindro, com válvulas de sucção e descarga integradas na bomba. Bombas desta categoria variam de monocilíndricas (chamadas de simplex), chegando em certos casos até nove cilindros. A maioria das bombas alternativas são de dois (duplex) ou três (triplex) cilindros. Além disto, podem ser de ação simples, onde o curso desucção e descarga são independentes ou de ação dupla, succionando e descarregando em ambos os sentidos. As bombas podem ser movidas diretamente a ar comprimido, a vapor ou através de um mecanismo biela-manivela, este acionado por um motor elétrico, de combustão interna através de polias e correias, engrenagens ou mesmo com acionamento direto. Estas bombas foram largamente empregadas no início da eraindustrial, no século XIX, como bombas de alimentação de caldeiras. Embora sejam usadas ainda hoje, as bombas alternativas são mais empregadas para o bombeamento de líquidos altamente viscosos, incluindo concreto e petróleo.
Por questões hidráulicas, as bombas alternativas tendem a apresentar números ímpares de pistões ou êmbolos, sendo a única exceção o número 2. Portanto, a classificação denúmero de êmbolos ou pistões costuma ser:
simplex para bombas com um único êmbolo ou pistão,
duplex para bombas com dois êmbolos ou pistões,
triplex para bombas com três êmbolos ou pistões,
quintuplex para bombas com cinco êmbolos ou pistões,
septuplex para bombas com sete êmbolos ou pistões (rara),
nonuplex para bombas com nove êmbolos ou pistões (rara)

Funcionamento

Definição:
Nasbombas alternativas, o líquido recebe a ação das forças diretamente de um pistão ou êmbolo ou de uma membrana flexível (diafragma). Elas podem ser acionadas pela ação do vapor ou por meio de motores elétricos ou também por motores de combustão interna. São bombas de deslocamento positivo porque exercem forças na direção do próprio movimento do líquido.
No cursor da aspiração, o movimento do êmbolotende a produzir o vácuo no interior da bomba, provocando o escoamento do líquido. É a diferença de pressões que provoca a abertura de uma válvula de aspiração e mantém fechada a de recalque. No curso de descarga, o êmbolo exerce forças sobre o líquido, impelindo-o para o tubo de recalque, provocando a abertura da válvula de recalque e mantendo fechada a de aspiração. A descarga é intermitente e aspressões variam periodicamente em cada ciclo. Estas bombas são autoescorvantes e podem funcionar como bombas de ar, fazendo vácuo se não houver líquido a aspirar.

Aplicações
Estas bombas foram largamente empregadas no início da era industrial, no século XIX, como bombas de alimentação de caldeiras. Embora sejam usadas ainda hoje, as bombas alternativas são mais empregadas para o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bombas Alternativas
  • Bombas alternativas
  • Bombas Alternativas
  • Bombas Hidráulicas Alternativas
  • Bombas
  • Bomba
  • bombas
  • Bombas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!